scorecardresearch ghost pixel



IR 2023: 1º lote da restituição paga valor recorde; consulta começa nesta quarta, 24

No total, serão R$ 7,5 bi; Consulta pode ser realizada a partir desta quarta-feira, 24, mas dinheiro cai na conta no final de maio.



R$ 7,5 bilhões. Este é o valor recorde para o primeiro lote de restituição de Imposto de Renda. Os valores começam a ser pagos no dia 31 de maio. Contudo, a consulta para saber quem são os contribuintes contemplados nesta primeira remessa já poderá ocorrer a partir desta quarta-feira, 24. No total, 4.129.925 contribuintes terão direito a esse primeiro lote.

Leia mais: Cuidado! Receita Federal emite aviso sobre golpes de restituição do Imposto de Renda 2023

Vale lembrar que ele também contempla restituições residuais de exercícios anteriores.

Prioridade

A Receita Federal libera as restituições do Imposto de Renda a partir de prioridades legais. São elas:

  • 246.013 idosos acima de 80 anos;
  • 2.464.031 entre 60 e 79 anos;
  • 163.859 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 1.052.002 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

PIX

Contudo, a grande novidade deste ano é que dentre as prioridades para recebimento passa a estar incluído os contribuintes que escolheram receber a restituição via Pix. Nesse sentido, só neste primeiro lote serão 204.020 pessoas que, apesar de não possuírem prioridade legal, serão beneficiadas por optarem pela modalidade de transferência imediata. Por fim, é importante destacar que a Receita Federal aceita apenas o número do CPF como chave PIX.

Consulta

Em suma, a maneira mais simples de consultar se um contribuinte terá direito à restituição já no primeiro lote é diretamente no site da Receita Federal.

Portanto, após acessar a página do órgão, é só clicar em “Meu imposto de Renda” e, em seguida, escolher a opção “Consultar a Restituição”. Por fim, o sistema informará a situação do processamento dos dados do contribuinte e se ele será contemplado já no primeiro lote, no dia 31 de maio.




Voltar ao topo

Deixe um comentário