Quando falamos de marcas populares, quais são as empresas que passam pela sua cabeça? Provavelmente, a Coca-Cola é uma delas. Mundialmente conhecida, é difícil ir para algum lugar comercial sem encontrar um exemplar dela.
Veja também: Empresa de fast-food prepara uma declaração de guerra contra a Coca-Cola
Porém, não são todos os países que podem/puderam curtir o seu consumo. Existem lugares no qual o seu consumo já foi proibido. Conheça as razões e quais são os lugares.
Países que já proibiram a Coca-Cola
1. Cuba
A marca estadunidense já foi proibida no país cubano. A marca foi nacionalizada durante a revolução liderada por Fidel Castro. Na ocasião, ela foi nacionalizada.
No entanto, na hipótese de você desejar visitar o país, será possível consumir a bebida autêntica. As melhoras na relação com os Estados Unidos fizeram com que a Coca-Cola estivesse disponível em alguns estabelecimentos.
2. Coreia do Norte
A Coreia do Norte é um dos países mais sancionados do mundo. Só aí, já explica a ausência da Coca-Cola no país asiático. Ademais, as sanções dos Estados Unidos contra a Coreia do Norte estão relacionadas, desde o início, com o conflito com o seu país vizinho, a Coreia do Sul. A empresa nunca chegou a operar oficialmente no país.
3. Rússia já proibiu a Coca-Cola
O caso é recente e está relacionado com a guerra na Ucrânia. Neste caso, foi a Coca-Cola quem decidiu suspender a comercialização dos seus produtos no seu país. Ademais, outras empresas seguiram o mesmo caminho.
Por fim, ainda não se sabe sobre o futuro deste popular refrigerante no país.
4. Países que já proibiram a venda de Coca-Cola: Birmânia
Nas últimas décadas, a bebida não era comercializada na Birmânia. A explicação está nas sanções econômicas impostas pelo governo dos Estados Unidos enquanto Birmânia esteve sob regime militar. Logo, a Coca-Cola esteve banida de 1962 até 2012.