scorecardresearch ghost pixel



Nova função POLÊMICA do WhatsApp promete causar muita ‘treta’ em grupos

Mensagens em grupos poderão ser censuradas pelos administradores. Recurso foi encontrado dentro da versão beta e está pronto para ser lançado.



Um novo pacote de atualizações do WhatsApp parece estar a caminho dos usuários de todo o mundo. Uma das modificações, inclusive, tem repercutido de uma forma inusitada. Já que administradores de grupos terão meios para censurar mensagens dos participantes.

Veja também: WhatsApp ninja: veja como escutar áudio sem que os contatos saibam

Além disso, a Meta deve criar mecanismos para bloquear ligações indevidas e instalar novas funções no mensageiro mais popular de todo o mundo.

WhatsApp permitirá censura de mensagens

Segundo informações do site WABetaInfo, especializado em encontrar as atualizações na versão beta do aplicativo, os participantes poderão denunciar mensagens. As mensagens denunciadas, por sua vez, correrão o risco de serem excluídas por moderadores de grupos.

A versão beta do WhatsApp para Android 2.23.10.8 inclui um novo recurso para grupos chamado “avaliação do administrador”. Ela permite que membros de um grupo denunciem mensagens inapropriadas ou que violem as regras pré-estabelecidas ao administrador ou administradores da conversa.

Como funciona a censura das mensagens

Conforme uma captura de tela divulgada pelo site referido, a denúncia poderá ser feita nas configurações do grupo no WhatsApp. Além disso, as mensagens denunciadas serão visíveis apenas pelos administradores do grupo na seção específica para isso.

Uma vez ativada a nova funcionalidade, quando um membro de um grupo relatar uma mensagem, uma notificação será enviada ao administrador. Este ficará encarregado da revisão e decidirá se deseja excluir o conteúdo para todos os membros do grupo ou mantê-la no chat.

Recurso pode ser uma boa ferramenta

Embora a palavra “censura” soe forte, a verdade é que a mudança pode permitir um controle maior para excluir conteúdos abusivos que possam passar despercebidos em uma primeira análise. Afinal, os administradores já têm o poder de remover algumas mensagens do app.

Cada grupo possui suas regras internas, as quais devem ser seguidas, sem ferir os termos de uso do próprio aplicativo. As políticas de privacidade e de uso do WhatsApp são responsabilidades da Meta e estão à disposição de todos os usuários.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário