scorecardresearch ghost pixel



Novo grupo ficará isento do Imposto de Renda? Veja o que disse Lula

Durante evento de centrais sindicais, presidente da República fala sobre possibilidade de novo tipo de isenção.



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou que pode criar um novo tipo de isenção para o Imposto de Renda. Durante um ato realizado por centrais sindicais em São Paulo no Dia do Trabalho, o petista indicou que o governo pode livrar do tributo a Participação em Lucros ou Resultados (PLR) recebida pelos trabalhadores.

Leia mais: Receita Federal libera consulta de lote residual do Imposto de Renda

“Os trabalhadores se preparem, porque, a pedido das centrais sindicais, nós começamos a estudar: se o patrão não paga imposto de renda sobre o lucro, se não paga imposto de renda sobre dividendos que recebe, por que os trabalhadores têm que pagar imposto no PLR?”, afirmou Lula.

Segundo o presidente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já iniciou as discussões sobre o assunto e as mudanças podem ocorrer em 2024.

“Quem sabe para o próximo ano, da mesma forma que um patrão que ganha milhões não paga sobre o lucro, o trabalhador não pode pagar imposto de renda sobre a participação dele no lucro da empresa”, acrescentou.

Salário mínimo

No mesmo discurso, o petista destacou a implementação da política de aumento real do salário mínimo durante sua gestão. Lula prometeu corrigir o piso nacional acima da inflação enquanto estiver no poder.

“Quando o salário mínimo aumenta, quem ganha não é só o cidadão que ganha o mínimo. Ganha o cidadão do comércio, o cidadão que vende comida, porque o trabalhador, tendo mais dinheiro, ele compra mais, ele comprando mais, o comércio gera emprego e encomenda coisa da indústria, e a indústria vai gerar emprego e a roda-gigante da economia começa a girar e todo o mundo começa a ganhar neste país. Até os mais ricos ganham com aumento do salário mínimo”, disse.

Outros assuntos

O presidente também mencionou viagens internacionais e a busca por investimentos no país. “Nós estamos convidando empresários estrangeiros para fazer investimentos no Brasil e estamos mostrando para eles os grandes projetos que vamos apresentar no terceiro PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. Vai ser o maior projeto de obras de infraestrutura deste país e a gente, então, vai voltar a gerar emprego”, afirmou.

Ainda durante o discurso, Lula voltou a criticar a Selic, a taxa básica de juros da economia, hoje em 13,75% ao ano.

“A gente não pode viver mais num país onde a taxa de juros não controla a inflação, ela controla, na verdade, o desemprego, porque ela é responsável por uma parte da situação que nós vivemos hoje”, declarou.




Voltar ao topo

Deixe um comentário