scorecardresearch ghost pixel



Novo RG: posso solicitar o documento via internet? Tire suas dúvidas

Saiba tudo sobre a Nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) e como emitir a versão digital do RG pelo aplicativo do Governo Federal.



Com validade para todo o território nacional, a nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) veio para substituir o antigo Registro Geral (RG). A grande novidade é que a versão atualizada do documento tem novos campos de informação, como para o código MRZ, bem como uma versão digital cujo acesso se dá via aplicativo Meu Gov.br.

Leia mais: Precisa atualizar o RG? Prazo para emitir a nova carteira de identidade é anunciado

Vale lembrar que os estados têm até o dia 6 de novembro para se adequar ao processo de emissão do novo documento, pois este é o prazo final. Apesar disso, o modelo antigo do RG terá validade até 2032.

O que muda

A nova CIN traz mais praticidade e segurança, uma vez que o seu número de identificação é o próprio CPF do cidadão. No modelo antigo, a pessoa poderia ter mais de um número de RG, caso o documento fosse emitido em mais de um estado. Outras mudanças também fazem parte da nova versão.

Agora, os campos “Nacionalidade” e “Naturalidade” trarão informações completas sobre município, estado e país de origem do município. Além disso, o documento sofreu uma adequação para se encaixar no modelo internacional, visto que já apresenta o código MRZ, que está presente também em passaportes.

Vale lembrar que, até o momento, apenas 11 estados já aderiram ao novo RG. São eles: Acre; Alagoas; Goiás; Mato Grosso; Minas Gerais; Pernambuco; Piauí; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Novo RG

A versão digital está disponível para todo o território nacional. Dessa forma, o cidadão que já usa o novo documento pode apresentá-lo no lugar do RG, seja na versão física ou digital, em qualquer estado brasileiro.

Além disso, alguns estados, como São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Mato Grosso, já permitem o agendamento para confecção da CIN de forma online! Para isso, basta preencher um formulário. De toda forma, vale lembrar que, apesar do agendamento ser online, a confecção do documento é presencial.

Solicitação

Para solicitar o novo RG digital, basta acessar o aplicativo Gov.br, disponível tanto para Android e iPhone (iOS). Em suma, é preciso clicar em “Carteira”. Em seguida, no botão de adição (+) e selecionar a opção “Carteira de identidade”. É válido ressaltar que esse procedimento só é possível após a emissão do documento físico.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário