Sempre nos perguntamos se os animais, sobretudo domésticos, sentem frio como nós ao chegar o inverno. Se você tem um pet, veja bem como isto acontece. Portanto, a partir do que dizem os especialistas, descubra de que modo os cães sentem frio como a gente.
Veja mais: Por que os cachorros lambem os donos?
Como os cães sentem frio?
Conforme especialistas na raça canina, é evidente que os cachorros sentem frio, mas não como a gente. Alguns fatores são cruciais para sabermos bem a intensidade do frio deles – ou mesmo se não sentem, apesar da estação com temperatura baixa.
Raça, tipo de pelo, idade e saúde do pet são aspectos que pesam para respondermos à dúvida de como os cães sentem frio. Saiba mais a seguir.
O que determina se o cão está ou não com frio?
Em cada aspecto temos algumas determinações para saber a sensação térmica do cachorro. Quanto à raça, os especialistas comentam que as médias e grandes se adaptam melhor às baixas temperaturas. Isto porque tem gorduras melhor distribuídas pelo corpo. Os exemplos são chow-chow, são Bernardo, Terra nova e Pastor alemão.
Se for uma raça que tenha pelos longos, melhor ainda: mesmo que sejam de pequeno porte, os cãezinhos peludos sentem menos frio que aqueles que possuem pelos curtos.
Pinscher, Chihuahua, e Fox paulistinha, além do clássico vira-lata são raças com pelagem curta, além de serem normalmente esbeltas ou finas. Então, são estes os cachorros que sentem mais frio.
A idade também é um fator importante. Os especialistas dizem que cachorros bebês, com menos de um ano, e os idosos, com sete anos ou mais, são mais friorentos que os cães adultos. Isto se dá pela própria fragilidade do organismo, mais sensível às mudanças climáticas.
Caso queira saber se seu cachorro está com frio, repare se orelhas e patinhas estão geladas. Além disso, observe se ele dorme mais que o normal, quer se agasalhar ou está com movimentos e respirações lentos.
Estes são sinais claros de que o inverno chegou para o seu pet!
*Imagem: Damedeeso/Canva Pro