scorecardresearch ghost pixel



Por favor, não cometa o CRIME de colocar ESTES vegetais na geladeira

Você provavelmente guarda muitas frutas, verduras e legumes na geladeira. Veja quais são os vegetais não devem ser mantidos no refrigerador.



A geladeira costuma ser usada para preservar os alimentos por mais tempo, evitando que eles estraguem. No entanto, nem todos os vegetais, incluindo frutas e verduras, precisam de refrigeração. Nesse caso, é necessário manter determinados ingredientes em lugares sem alteração de temperatura. Descubra o que você não deve deixar no refrigerador para evitar contaminações na cozinha.

Veja também: No congelador NÃO! 7 alimentos proibidos de entrar no freezer – senão estragam

Por que alguns vegetais não devem ficar na geladeira?

Alguns vegetais não devem ficar na geladeira devido à fragilidade, porque parte das frutas, verduras e legumes é suscetível ao bolor. Você provavelmente já viu fungos presentes em áreas esbranquiçadas ao esquecer um vegetal no refrigerador.

Nesse sentido, refrigerar certos alimentos naturais, ao invés de mantê-los seguros, resulta no efeito contrário. Em um ambiente úmido, a matéria orgânica começa a se decompor, acumulando bactérias que levam à contaminação.

Frutas, verduras e legumes que não precisam do refrigerador

Alguns vegetais concentram muita água em sua composição, levando a mudanças na textura quando congelados e descongelados. Portanto, tendem a ficar murchos ou macios após o descongelamento, com um sabor desagradável. Pepino, alface, tomate cru e rabanete não devem ficar na geladeira.

Entre as frutas que dispensam o uso da geladeira estão melão, abacate, pera, maçã, kiwi, pêssego, maracujá, goiaba e maçã. Diferente dos legumes e das verduras, os frutos não murcham, porém, assumem sabores neutros. Dessa forma, esses alimentos também deixam de ter aquele aroma fresco.

Por fim, ricos em amido, como batatas e batatas-doces, podem ficar granulosos ou farinhentos. Isso ocorre porque o amido sofre mudanças na estrutura durante o congelamento. Raízes e temperos, considerando alho, pimenta e cebola, também acabam perdendo qualidade e sabor, prejudicando a receita.

Para evitar o desperdício, congele os alimentos

No caso das frutas, é possível optar pelo congelamento, para usar apenas quando for preciso. Isso reduz o desperdício e facilita o preparo de receitas, porque você pode deixar as porções cortadas em recipientes bem fechados. Ainda assim, essa recomendação não considera todos os legumes e verduras.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário