scorecardresearch ghost pixel



Abacate duro nunca mais: faça ISTO e tenha o fruto sempre maduro em casa

O abacate ainda não amadureceu? Não seja por isso! Aprenda aqui os métodos para amaciar rapidinho e garantir o melhor sabor.



O drama do abacate que não amadureceu a tempo é comum na vida de muitos. Afinal, seja para uma salada, uma torrada ou mesmo aquele guacamole para receber os amigos, o abacate macio é essencial. Esse fruto delicioso e nutritivo não precisa ser descartado ou esperar dias para ser consumido.

Veja também: Pão de queijo de tapioca: receita fácil na Air Fryer fica pronta em 15 minutos

Com as técnicas certas, é possível acelerar o processo de amadurecimento e aproveitar todas as suas qualidades. Então, vamos ao que interessa: como tornar um abacate duro em uma delícia pronta para o consumo? Com esses métodos, dizer adeus ao abacate duro é fácil e rápido. Seja para preparações imediatas ou para conservar o frescor por mais tempo, há sempre uma solução.

Método do micro-ondas: em minutos o abacate estará pronto

Primeiramente, essa dica é ideal para quando você precisa do fruto macio imediante. Desde já, fique atento ao sabor, que pode sofrer leves alterações.

  • Preparação: inicialmente, faça pequenos furos com um garfo no abacate com a ajuda de um garfo. Essa etapa é crucial para permitir que o vapor escape e evitar acidentes.
  • Embrulho: embrulhe o abacate com papel toalha. Isso ajudará a reter o calor e amaciar o fruto uniformemente.
  • Micro-ondas: coloque o abacate embrulhado no micro-ondas e ajuste para alta potência por 30 segundos.
  • Checagem e repetição: após o primeiro ciclo, verifique a maciez do abacate. Se necessário, repita o processo por mais 30 segundos até atingir a consistência desejada.

Acelere tudo no forno com o método do papel alumínio: acelere no forno

O multifuncional papel alumínio também figura como um dos métodos para amaciar o abacate. Essa dica é perfeita para aqueles que buscam um resultado mais natural sem pressa.

  • Envolver: cubra completamente o abacate com papel alumínio. Isso cria um ambiente que simula o amadurecimento natural.
  • Forno: pré-aqueça o forno a 200ºC e coloque o fruto envolto em alumínio diretamente na grade.
  • Tempo: deixe assar por 10-15 minutos. O calor acelera o amadurecimento interno sem cozinhar o fruto.
  • Checagem: após retirar do forno, deixe esfriar um pouco antes de verificar se está no ponto desejado.
  • Suco de limão: o método que conserva e dá o frescor

Por fim, temos a técnica do suco de limão para amaciar o seu abacate.  Em especial, o ácido cítrico não só ajuda a amaciar a polpa, como também previne que escureça, mantendo o frescor e a cor vibrante.

  • Corte: se o fruto já estiver aberto, essa técnica é ideal. Caso contrário, corte-o ao meio.
  • Suco de limão: borrife ou pincele suco de limão fresco sobre a polpa do abacate.- Armazenamento: Coloque as metades ou o fruto inteiro em um recipiente hermético, ou embrulhe em filme plástico.
  • Refrigeração: por fim, deixe na geladeira por algumas horas ou durante a noite.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário