scorecardresearch ghost pixel



Posso levar multa por dirigir com os pés descalços? Atenção, a lei é clara

Pode ser mais seguro dirigir descalço do que usar certos tipos de calçados que podem impedir a direção. Entenda a polêmica.



Muitos de nós aprendemos que é ilegal dirigir descalço, então pode ser uma surpresa descobrir que isso não é verdade. Não é ilegal dirigir descalço no Brasil, embora alguns especialistas recomendem que isso não seja feito. Essa lenda urbana existe há muitos anos, mas estamos aqui para compartilhar o que a lei realmente diz e fornecer algumas dicas sobre o melhor (e o pior) calçado para dirigir.

Leia mais: Brasil fica entre os piores países para dirigir; saiba em qual colocação

Em um consenso, dirigir descalço é geralmente considerado uma prática insegura. Além disso, algumas cidades em outros países tem leis contra isso, portanto, pode ser mais simples evitar dirigir descalço como prática geral. Embora no Brasil não haja problema de dirigir descalço, alguns estados adotaram uma posição específica sobre dirigir dessa maneira, seja contra ou a favor, conforme descrito abaixo.

Como muitas lendas urbanas ou equívocos, não está claro de onde começou o mito de que dirigir descalço é ilegal. Como a maioria das pessoas dirige com sapatos, pode ser que seja geralmente aceito que o calçado é necessário para dirigir. Na verdade, você pode ter aprendido na autoescola que dirigir com calçados adequados é mais seguro. Fazer escolhas de direção segura é uma das melhores maneiras de evitar um acidente e isso inclui considerar a escolha do calçado.

Dirigir descalço é perigoso?

Embora não seja ilegal dirigir descalço, o risco de segurança ao fazê-lo é o motivo pelo qual alguns estados recomendam dirigir com sapatos adequados. Aqui estão algumas coisas a considerar sobre o potencial risco de segurança de dirigir descalço:

  • Os pés descalços podem escorregar do pedal mais facilmente do que com sapatos, especialmente quando molhados.
  • Você pode não conseguir aplicar a mesma força de frenagem com os pés descalços do que com um par de sapatos.
  • Pode ser considerado dirigir distraído, especialmente se dirigir descalço causar um acidente. Você também pode ser multado se um policial suspeitar que dirigir descalço foi a causa.
  • No caso de um acidente ou outro incidente, os pés descalços aumentam o risco de ferimentos e podem limitar sua capacidade de recuar rapidamente para um local seguro.

Alguns sapatos são mais perigosos do que dirigir descalço?

Existem argumentos que sugerem que pode ser mais seguro dirigir descalço do que usar certos tipos de calçados que podem impedir a direção, como chinelos ou salto alto.

Se um sapato afeta a maneira como você usa os pedais ou reduz sua capacidade de avaliar a força de pressão, convém reconsiderar seu calçado.

Dirigir usando alguns desses tipos de calçados comuns também pode ser considerado perigoso:

  • Sapatos abertos, como chinelos ou sandálias
  • Sandálias de salto aberto
  • Saltos altos e saltos de cunha
  • Botas ou sapatos de sola grossa
  • Sapatos com atacadores longos
  • Sapatos sem tração ou com sola escorregadia

Calçar sapatos

Para um melhor controle durante a condução para regular a velocidade ou travagem, recomenda-se o uso de calçado sem salto ou com salto baixo. O sapato também deve ter um bom piso com tração ou alguma aderência. Os sapatos não devem ser tão grossos, para não ter problemas para controlar os pedais.

Sapatos fechados são melhores do que sapatos abertos, pois as folgas podem fazer com que seu sapato prenda no pedal. Sapatos com cadarços longos podem ser perigosos, pois os cadarços podem ficar enrolados no pedal. Se você quiser usar qualquer um dos sapatos listados acima, é uma boa ideia trazer um par de sapatos seguro enquanto estiver dirigindo para o seu destino.




Voltar ao topo

Deixe um comentário