Alguns carros são os mais cobiçados pelos ladrões durante os assaltos. Quem deseja trocar de veículo precisa saber que é importante dar uma olhada na lista para, se possível, reforçar ainda mais a segurança para evitar imprevistos que colocam a vida em risco. Veja quais são os modelos e por que eles são os mais desejados pelos bandidos.
Leia mais: Por que carros populares a R$ 50 mil é ‘missão impossível’ para o governo?
Com a insegurança que atinge diversas cidades brasileiras, os donos de carros precisam ficar atentos aos modelos que são os mais visados pelos criminosos. Isso não quer dizer que você deve evitar comprar alguns carros, mas sim que deve ter atenção com o reforço da segurança para não sair no prejuízo.
Carros cobiçados pelos ladrões
O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado da pesquisa mostrou quais são os veículos mais cobiçados pelos ladrões no momento.
Os dados consideram os automóveis mais roubados ou furtados no país ao longo do ano de 2022. De acordo com o levantamento, os modelos são os mais desejados por contarem com um grande mercado de peças. Além disso, eles são mais fáceis de revender e às vezes têm uma menor proteção contra roubos.
São eles:
- Volkswagen Gol;
- Fiat Uno;
- Chevrolet Onix;
- Ford Ka;
- Chevrolet Corsa;
- Hyundai HB20;
- Fiat Palio;
- Volkswagen Fox;
- Toyota Hilux;
- Chevrolet Prisma.
Para se proteger da ação dos bandidos, é importante seguir alguns cuidados.
Os dados de roubos e assaltos mostram que a maioria dos crimes acontece durante a noite, quase sempre às quintas-feiras. A dica para quem tem um dos modelos da lista é investir em equipamentos de segurança e rastreamento de veículo. Fique sempre atento ao parar nos semáforos, principalmente durante a noite.
Em lugares como os estacionamentos, por exemplo, é preciso ter muita atenção para não ser surpreendido ao entrar no carro. Além disso, não deixe objetos de valor que podem chamar ainda mais a atenção para o seu veículo. Priorize também os estacionamentos que ficam em lugares mais seguros, menos em vias públicas.