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Por que carros populares a R$ 50 mil é ‘missão impossível’ para o governo?

Governo estuda maneiras de trazer os carros populares de volta por meio de redução de impostos. Tirar a ideia do papel pode não ser tão fácil.



Nos últimos anos, os carros populares passaram a desaparecer cada vez mais rápido do mercado automotivo, onde a opção mais em conta encontrada pelos brasileiros é de R$ 70 mil. Buscar pela redução dos preços elevados se tornou um dos alvos principais do governo, que pretende apresentar um programa de incentivo para veículos acessíveis.

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A volta dos carros populares

Até o momento, tudo o que se sabe sobre o projeto é que as montadoras devem disponibilizar um modelo que funcione com etanol e em um valor entre R$ 50 mil e R$ 55 mil. Além disso, devem dar um jeito de baixar os preços dos carros que custam até cem mil reais. Infelizmente, toda a ideia pode não dar certo.

A proposta pode enfrentar dificuldades de ser colocada em prática justamente por causa das montadoras, que não entenderam ainda quais serão as medidas adotadas pelo governo. O texto com a ideia ressalta que, para que os carros fiquem mais baratos, uma série de cortes em impostos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), deverão ser negociados.

Outra solução apresentada é a redução das margens de lucro das montadoras e concessionárias, além das facilidades com financiamento, com destaque para o uso de parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para comprar o carro.

Por que a proposta pode dar errado?

Do outro lado, estão as fabricantes que não entenderam muito bem o que será feito, assim como um cenário desafiador no setor automotivo. Os brasileiros estão enfrentando dificuldade para conseguir crédito, segundo informações da Serasa, visto que 43,43% da população está endividada.

Isso acaba impactando nos financiamentos. Sem falar, é claro, das taxas que subiram nos últimos meses.

Mais um ponto importante no cenário é a mudança de comportamento dos consumidores, que agora estão preferindo os carros SUV aos demais. Levantamentos apontam que o modelo utilitário se tornou um dos mais vendidos do país nos últimos três anos, substituindo então os famosos carros populares.

Agora, os brasileiros precisam aguardar os próximos capítulos para descobrir se poderão, de fato, comprar um veículo novo, sem precisar gastar uma boa grana para isso.




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