scorecardresearch ghost pixel



Risco de extinção! Após ameaça de ministro, cidadãos devem ficar atentos ao FGTS

Se você é um dos adeptos a este modelo de saque do FGTS, é melhor ficar de olho no seu benefício, pois tudo pode mudar a qualquer momento.



O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos recursos cedidos aos trabalhadores formais, assim como o seguro-desemprego, décimo terceiro salário e as férias. O intuito do benefício é garantir uma “poupança” para os profissionais em caso de demissão sem justa causa. Por causa disso, os colaboradores têm 8% do valor referente ao salário depositado mensalmente na conta criada.

Leia mais: Está nas mãos do STF a decisão que pode render até R$ 2.100 no FGTS

Algumas discordâncias em relação a uma das modalidades que dá direito ao saque, além da demissão sem justa causa, vieram à tona nos últimos meses. Dessa forma, nós apontamos que é de extrema importância que os trabalhadores acompanhem qualquer tipo de discussão em relação ao FGTS, visto que as medidas tomadas pelo governo podem influenciar diretamente no direito deles de ter acesso ao benefício.

Saque poderá ser extinto

O saque-aniversário, que permite que o trabalhador retire anualmente os valores depositados na sua conta do FGTS, foi questionado pelo atual Ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT). Isso, porque o ministro discorda da permanência do benefício, visto que ele pode atrapalhar o cidadão na hora em que ele mais precisa do dinheiro.

Ao adotar o saque-aniversário como modalidade para a retirada da quantia, o trabalhador perde o direito de retirar o benefício em caso de demissão por justa causa, ou seja, além de ficar sem o emprego, o colaborador também fica sem a possível renda criada pelo FGTS diante de um desligamento.

Vale ressaltar que os colaboradores só podem retornar ao saque-rescisão após um período mínimo de 25 meses. Assim, é extremamente importante verificar e colocar as informações na ponta do lápis para descobrir se realmente vale a pena retirar os recursos anualmente ou contar com eles em uma situação infeliz, como a de demissão.

Golpes do FGTS

Além da possível mudança no saque-aniversário, outra questão que vem preocupando as autoridades e os trabalhadores tem relação com os supostos golpes no programa. Para evitar que isso aconteça, a Caixa Econômica Federal apresentou informações fundamentais para não cair na conversa dos golpistas.

É de extrema importância não informar os seus dados pessoais para pessoas desconhecidas. As informações a respeito do FGTS devem ser buscadas nos canais oficiais do fundo e da Caixa. Também é preciso manter o seu aplicativo atualizado para evitar invasões no celular.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário