scorecardresearch ghost pixel



Risco explosivo: afinal, usar o celular enquanto carrega é uma péssima ideia?

Muita gente teme que o uso do celular na tomada seja um risco explosivo, mas o que dizem os fabricantes? Veja se a prática está liberada.



Muitas pessoas têm o costume de colocar o celular para carregar e, ao mesmo tempo, ficam usando o aparelho. Será que é mesmo uma boa prática? Tem quem garanta que esse hábito é um erro que pode colocar todos em risco por causa da possibilidade de explosão. Será mesmo verdade? Entenda se há um risco explosivo.

Leia mais: Bateria 100%: truque para prolongar a vida útil do celular é tiro e queda

Mesmo sendo uma crença popular com a qual convivemos desde quando os celulares se tornaram mais populares, a afirmação de que usar o celular enquanto ele carrega pode provocar incêndios e explosões deixa muita gente com a pulga atrás da orelha. Será que realmente existe algum fundamento nisso?

Risco explosivo

Ninguém consegue ficar muito tempo sem o celular. Mesmo quando o aparelho está carregando, algumas pessoas ficam grudadas nele. Você certamente já deve ter sido questionado, principalmente por pessoas mais velhas, que temem que isso possa provocar uma explosão. O que responde? Acha que eles têm razão?

O fato é que, com o tempo de uso, as baterias tendem a durar menos. Você lida com o que alguns chamam de “bateria viciada”. Quando isso acontece, é normal ter que deixar o celular por muito mais tempo na tomada. E essa é uma espera com a qual nem todos conseguem lidar em 100% do tempo.

Por isso, ao deixar o celular carregando, vira e mexe acaba dando uma olhada? Em caso afirmativo, fique tranquilo!

Segundo informações da Samsung, uma das principais fabricantes de smartphones do mundo, usar o telefone enquanto ele carrega não é motivo de preocupação. A empresa garante que a prática não representa riscos.

O que acontece, na verdade, é que o processo de recarga fica muito mais lento, ou seja, você terá que esperar ainda mais até a carga completa. Mesmo sem muitos perigos, não é legal extrapolar. Por exemplo: ver vídeos ou até filmes enquanto o celular carrega pode superaquecer o telefone. Consequentemente, isso prejudica a vida útil da bateria.

Uma dica para o celular carregar mais rápido é apostar em carregadores originais. Lembre-se também de fechar os aplicativos para que o seu telefone carregue mais rápido e usar o modo avião.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário