O sal ajuda a regular os fluidos do corpo e estabelecer conexões entre neurotransmissores. No entanto, quando consumido de forma exagerada, leva a doenças crônicas. No Brasil, o consumo de sal supera as 5 gramas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, o brasileiro consome, em média, 9 gramas diariamente, o dobro do permitido.
Veja também: 5 formas de colocar sal na comida que vão deixá-la muito mais gostosa
Estes são os sinais de que você está consumindo sal em excesso
1. Retenção de líquidos
O consumo excessivo de sal pode levar à retenção de líquidos, resultando em inchaço nas mãos, pés, tornozelos e pernas. Se você vai ao banheiro com muita frequência em um curto período, significa que o seu corpo quer eliminar o sódio. Portanto, comece a prestar atenção nos seus hábitos alimentares.
2. Aumento da pressão arterial
Comer alimentos muito salgados leva ao aumento da pressão arterial, aumentando o risco de doenças cardiovasculares. Atualmente, os problemas no coração representam a principal causa de morte em hospitais. Essa condição é especialmente grave em pacientes idosos, obesos e com outras enfermidades.
3. Sobrecarga renal
Se você já tem predisposição a ter falência renal e mau funcionamento dos rins, além de beber muita água, controle o sódio. Caso contrário, seus órgãos podem ficar sobrecarregados rapidamente. Dessa forma, também evite produtos industrializados, açúcar e gordura saturada.
4. Desidratação
Consumir muito sal pode levar à desidratação, pois o excesso de sódio no corpo pode fazer com que o organismo retenha menos água. Conforme mencionado, quando você ingere algo salgado e líquido em seguida, a bexiga parece não segurar. Sendo assim, as idas ao banheiro aumentam.
5. Dores musculares
Esse hábito de colocar muito sal nos alimentos pode causar desequilíbrios nos níveis de eletrólitos, como sódio e potássio. Isso afeta negativamente a função dos músculos, nervos e células. Portanto, se os seus músculos estiverem fracos, vale consultar um médico e mudar a dieta.