scorecardresearch ghost pixel



5 formas de colocar sal na comida que vão deixá-la muito mais gostosa

Se você tem dificuldade de salgar a comida, não se preocupe, estas dicas vão te ajudar a colocar sal nos alimentos sem medo de errar a mão.



Você provavelmente já salgou ou deixou de temperar corretamente uma refeição, mas existem alguns truques para cozinhar melhor. Além de escolher boas especiarias, acrescentar a quantidade certa de sal é essencial. Ninguém gosta de comer algo salgado demais ou sem sabor. Portanto, confira estas dicas incríveis que vão melhorar o seu desempenho no preparo de diferentes pratos. 

Veja também: Por que pessoas estão tomando café com sal? Entenda a nova moda que viralizou

Dicas para colocar sal nos alimentos sem medo 

1. Prove antes de adicionar o sal

Determinados alimentos, como bacalhau, azeitona, queijos e outros processados, já apresentam uma concentração de sódio elevada. Dessa maneira, costumam ser salgados e dispensam o uso excessivo desse tipo de tempero. Então experimente aqueles ingredientes que costumam ter sal na composição. 

2. Adicione sal gradualmente

Ao adicionar sal na comida, faça isso aos poucos. Comece com uma pitada ou uma colher de chá e prove conforme necessário, fazendo ajustes. Embora seja difícil remover o excesso, em alguns casos você pode usar vinagre de maçã e açúcar. Contudo, evite exagerar, até mesmo pelo bem da sua saúde. 

3. Misture os ingredientes de maneira uniforme 

Ao adicionar sal, certifique-se que ele foi distribuído de maneira uniforme na receita. Misture bem para que só uma parte fique salgada, enquanto a outra deixe de absorver o sabor. Esse cuidado deve ser ainda maior em massas e preparos finalizados no forno. Não tem segredo, sempre experimente no processo! 

4. Em certas receitas, coloque sal aos poucos 

Em preparações que exigem cozimento mais longo, como ensopados ou molhos, é recomendado adicionar sal gradualmente. Isso permite que os sabores se desenvolvam e você possa ajustar o tempero com base no sabor final desejado.

5. Experimente combinações de temperos

Ervas frescas, especiarias, suco de limão ou vinagre podem ajudar a realçar o sabor dos alimentos sem depender apenas do sal. Considerando essa informação, vale lembrar que o sal nunca é o protagonista, apenas realça os sabores presentes na comida. Vale lembrar do arroz, que leva alho e cebola, antes de ser salgado. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário