O frio chegou por aí? A queda nas temperaturas deixa aquela vontade de simplesmente ficar debaixo de um gostoso cobertor, preparar um chocolate quente e curtir um descanso na frente da TV, certo? Mesmo quem não gosta do tempo frio precisa valorizar os efeitos surpreendentes do frio no cérebro. Veja quais são.
Leia mais: Esfriou e o frizz apareceu? 5 dicas valiosas para domar os fios rebeldes
Algumas pessoas não gostam do frio porque dizem que ficam menos dispostas, com mais preguiça e menos vontade de sair da cama para trabalhar ou até mesmo para se exercitar, o que é um problema. A questão é que, mesmo para quem pensa assim, o frio oferece muitas vantagens. Dá uma olhada!
Efeitos do tempo frio
O fato é que algumas pessoas realmente sentem mais sensibilidade quando está fazendo frio, principalmente porque na maior parte do Brasil, nós não somos acostumados com as temperaturas baixas, logo é difícil se acostumar.
Apesar disso, os efeitos do frio no cérebro podem te fazer repensar a resistência aos dias gelados.
1) O frio turbina a sua memória: você pode lembrar muito mais das coisas! As baixas temperaturas estimulam a produção de uma proteína chamada RBM3, que protege as células nervosas da morte e facilita a formação de novas conexões, que ajudam na memória e no aprendizado.
2) Alta criatividade: no frio, o nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro. Dessa forma, aprimoramos as nossas funções cognitivas e ficamos muito mais atentos e com novas ideias. Bacana, hein?
3) Alívio gelado: o frio tem um efeito analgésico que reduz a sensação de dor. É também por isso que, quando alguém se machuca, logo surge outra pessoa com uma pedrinha de gelo para ajudar a diminuir a inflamação.
4) Mudar o humor: pode ser de forma positiva ou negativa. Algumas pessoas ficam mais felizes e animadas, com uma maior sensação de prazer e bem-estar. Claro, há também quem se sinta triste e deprimido. Busque o equilíbrio!