Uma nova frente fria está em ação no país e trazendo chuvas intensas, principalmente na região Sul do Brasil. Nos próximos 5 dias, segundo a X Weather, é possível que algumas áreas registrem mais de 200 mm de chuva.
Leia também: Chuva, frio ou calorão: como será o outono deste ano em cada região?
De forma geral, a previsão de chuvas intensas nas regiões Sul e Norte do Brasil para os próximos dias. Uma frente fria se forma no Sul e deve trazer volumes acima de 200 mm em partes do Rio Grande do Sul, com riscos de transtornos nas cidades e no campo, inclusive paralisação de atividades.
Já na região Norte, áreas de Rondônia, Acre e Amazonas devem ter chuvas significativas com volumes que podem variar entre 35 e 100 mm.
Enquanto isso, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso terão pancadas irregulares e sem grandes acumulados.
A maior parte do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste terão tempo firme, mas entre 11 e 16 de maio, as chuvas se espalham por praticamente todo o Centro-Sul. As áreas de Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte não devem ter trégua do tempo seco até o dia 16.
Acumulado de 200 mm de chuva e mais: confira a previsão por região
Como visto, na região Sul, a frente fria já está em ação, atuando sobre o centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná, com chuvas em todas essas áreas.
Além do Rio Grande do Sul, onde o acumulado pode passar os 200 mm, os maiores acumulados devem se concentrar em Santa Catarina e sudoeste do Paraná, onde podem chegar aos 50 mm, o que pode prejudicar os trabalhos em campo e a finalização da colheita de soja em Santa Catarina. A região pode ter granizo e vendaval desde a faixa do centro-norte gaúcho até o centro-sul do Paraná.
No Sudeste, um anticiclone em médios níveis inibe a formação de nuvens e deixa o tempo ensolarado em grande parte das regiões, contribuindo para o fotoperíodo e manejo do solo. A nebulosidade atinge somente a faixa litorânea da região.
Enquanto isso, na região Centro-Oeste, acumulados de chuva estão previstos somente para a região centro-sul de Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso, onde os volumes ficam em torno de 15 a 25 mm.
Na região Nordeste, o tempo segue firme no centro-sul da Bahia, oeste de Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte e centro-sul do Ceará. Já no Norte, os maiores volumes previstos ficam na porção noroeste do Pará, onde os acumulados podem chegar aos 60 mm no decorrer do dia, além dos já citados Rondônia, Acre a Amazonas.