scorecardresearch ghost pixel



Teto de juros faria milhões perderem o cartão de crédito, defende Nubank

Governo quer implantar teto de juros como no Chile e México, mas bancos como o Nubank argumentam que isso faria milhões perderem o cartão de crédito.



O fundador e presidente do Nubank, David Vélez, afirmou que um possível teto para os juros do cartão de crédito poderia prejudicar o sistema financeiro e retirar a possibilidade de oferecer crédito para milhões de pessoas. Em entrevista, ele chegou a afirmar que uma imposição do governo nesse sentido faria milhões perderem o cartão de crédito.

Leia também: SAIU! Nubank lança ferramenta que aumenta o limite do cartão na hora

Vélez frisou na entrevista ao Valor Econômico, que se um teto de juros fosse estabelecido de forma arbitrária, dezenas de milhões de pessoas poderiam perder seus cartões de crédito no dia seguinte, já que muitos contratos deixariam de ser lucrativos e os bancos optariam pela própria sobrevivência e crescimento.

Por outro lado, a fala, além de gerar barulho, pode ter uma série de interesses por trás, já que a implementação de um teto de juros reduziria a receita total do Nubank em cerca de 17%, segundo especialistas do Santander.

“Estamos ativamente, junto com outros bancos, tentando sugerir algumas outras opções. Mas, na minha avaliação, a solução é ter mais concorrência – algo que o Banco Central vem fazendo – e, por outro lado, é a questão macro. O juro alto vem diretamente do nível de inflação elevada, que agora está sendo controlada, mas que é algo que está fora do alcance das instituições financeiras“, comentou.

Governo fará milhões de brasileiros perderem o cartão de crédito? Entenda o que está em discussão

Na semana passada, Haddad se reuniu com representantes do setor financeiro para discutir formas de reduzir o patamar atual dos juros do cartão de crédito rotativo.

Após a reunião, Haddad afirmou que será criado um cronograma para balizar um estudo sobre o assunto, e a discussão deve envolver o Banco Central. Ele defendeu que o atual modelo de cobrança do crédito rotativo prejudica muito a população de baixa renda e que é preciso encontrar um caminho negociado como foi feito com a redução do consignado dos aposentados. A discussão envolveu “quatro ou cinco CEOs”, segundo o ministro.

No mercado atual, o Nubank é conhecido por oferecer juros menores em relação aos bancos tradicionais e já conta com mais de 80 milhões de clientes. A empresa é uma das maiores empresas de tecnologia financeira do mundo.

A criação de um teto de juros para o cartão de crédito é uma das medidas em estudo pelo governo federal para tornar o mercado mais acessível para os consumidores. Segundo o Banco Central, a taxa média de juros do rotativo do cartão de crédito em fevereiro de 2023 era de 347,9% ao ano. Alguns países já implementaram um teto de juros no cartão de crédito, como Chile, Peru e México.

No entanto, a implementação de um teto de juros para o cartão de crédito ainda é controversa no Brasil. Alguns especialistas defendem que um teto de juros ajudaria a combater o endividamento das famílias brasileiras, que tem crescido nos últimos anos. Outros argumentam que a medida poderia reduzir a oferta de crédito e prejudicar a concorrência no setor financeiro. A discussão deve continuar intensa, portanto, nos próximos meses.




Voltar ao topo

Deixe um comentário