A Uber é hoje uma empresa que traz comodidade para cerca de 30 milhões de usuários e renda para 1 milhão de motoristas parceiros. Para manter uma boa dinâmica durante as corridas, ambas as partes envolvidas no serviço devem respeitar algumas regras previstas na política da plataforma.
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As punições em caso de desrespeito dessas normas podem ser severas, incluindo o bloqueio da conta do cliente ou motorista. Entretanto, o passageiro que solicita as corridas pode ter que pagar até R$ 350 quando comete um erro específico.
Cobrança de até R$ 350
Essa taxa existe quando o cliente suja o veículo do trabalhador, que precisa identificar e reportar o evento à empresa logo imediatamente após o ocorrido. O valor é utilizado para ajudar o condutor a arcar com os gastos de uma limpeza profissional quando a sujeira o impede de aceitar novas corridas.
A cobrança depende do nível de gravidade da sujeira, sendo:
- Pequenos danos: até R$ 50
- Danos moderados: até R$ 80
- Danos de moderados a graves: até R$ 200
- Danos graves: até R$ 350
A primeira e a segunda categoria incluem derramamento de bebida ou comida, sujeira e outros danos à parte interna ou externa do veículo. Já a terceira cobre problemas maiores sobre tecido ou outras superfícies de difícil limpeza. Por fim, o quarto valor incide quando o dano envolvendo fluidos corporais no interior do veículo (vômito, por exemplo).
Como solicitar a taxa
Ao identificar a necessidade de limpeza, o motorista parceiro deve acessar a seção “Ajuda” no aplicativo da Uber e seguir os passos para solicitar a cobrança. É necessário enviar fotos da sujeira em si e da nota fiscal do serviço.
A limpeza deve ser realizada em até 5 dias após o incidente e o valor é cobrado diretamente do passageiro responsável.