scorecardresearch ghost pixel



Cuidado no volante! NOVAS regras de trânsito estão multando muito

Regras de trânsito mudam de tempos em tempos. Os condutores precisam ter atenção para reforçar a segurança e evitar multas.



As novas regras de trânsito deixam em risco os motoristas mais desatualizados. Neste ano de 2023, muita coisa está diferente. Alguns condutores seguem insistindo em infrações que somam pontos na carteira e rendem multas salgadas. Veja quais foram as principais mudanças e evite erros que podem colocar em risco a segurança de todos.

Leia mais: 7 leis de trânsito para ficar de olho ou você terá problemas com sua CNH

São pelo menos dez mudanças importantes que entraram em vigor recentemente e que ainda hoje são desconhecidas por boa parte dos motoristas. Muitos só percebem que estão fora das regras ao dirigir quando são parados em alguma fiscalização de rotina ou quando a multa chega em casa. Complicado!

Regras de trânsito

Entre as regras de trânsito que passaram por uma mudança, está a quantidade de pontos para a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Agora, é necessário somar 40 pontos para ter a carteira de motorista suspensa. Apesar disso, se o condutor for flagrado em situações como o uso de álcool ou drogas, ele pode sofrer com a suspensão imediata do direito de dirigir.

Houve mudança também na validade do documento. Agora, isso depende da idade do motorista. Vale por dez anos para aqueles com idade até 50 anos. É de cinco para que tem entre 50 e 69 anos, e de três anos para quem tem mais de 70. É fácil de lembrar? Bem, vamos em frente.

As regras de trânsito mudaram também em relação ao transporte de crianças. Aquelas com idade inferior a 10 anos ou com altura inferior a 1,45 m devem ser transportadas no banco traseiro em cadeirinhas apropriadas.

No caso das multas, elas podem ser pagas com 40% de desconto, no caso daqueles que optarem pelo sistema de notificação eletrônica e pagarem até o vencimento. Além disso, em alguns estados, elas podem ser parceladas em até dez vezes.

Outro detalhe é que os motoristas sem infrações nos últimos 12 meses podem conseguir trocar a multa por uma advertência. As novas normas vigentes permitem ainda a digitalização de documentos importantes, como o CRLV.

Ter atenção às mudanças é essencial para que todos que estão no trânsito contribuam para a segurança nas vias ao seguir os mais novos padrões definidos pelos órgãos competentes. Fique atento!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário