scorecardresearch ghost pixel



Você fuma? Cuidado! Hábito de fumar pode reduzir o tamanho do cérebro

Será que o seu cérebro está diminuindo? Pesquisa aponta relação entre perda de inteligência e o hábito de fumar. Veja os resultados.



Todos os anos, vários países realizam campanhas de conscientização contra o fumo. Apesar da constante regulação, como a proibição do tabaco em lugares fechados e as restrições às propagandas, muitos continuam fumando. No mês passado, um artigo foi divulgado revelando que fumar leva a uma redução do cérebro. Estas são as doenças neurodegenerativas mais comuns. 

Veja também: Atenção, mulheres: ter relações ruins é tão prejudicial quanto fumar cigarro

Fumar prejudica o cérebro 

Uma pesquisa da MedRxiv mostrou que fumar diariamente leva a um encolhimento do cérebro. Portanto, esse mau hábito não impacta apenas o pulmão, prejudicando a saúde respiratória, mas diversos sistemas do corpo. 

No estudo, foram 28 mil pessoas observadas, entre 2006 e 2013, considerando um grupo de não fumantes e fumantes. Aqueles que fumavam diariamente, apresentavam uma redução significativa da massa encefálica. 

O cérebro de fumantes é menor 

Comparando os voluntários, os pesquisadores se surpreenderam com os resultados. Os fumantes apresentaram, em média, uma redução de 7,1 centímetros cúbicos da massa total do cérebro, que sinaliza certas doenças

Essa conclusão reforçou uma relação entre Alzheimer e tabagismo, discutido em publicações do Journal of Alzheimer ‘s Disease. Portanto, fumar implica na perda de capacidades cognitivas, principalmente a memória. 

Entre outras condições estão a demência vascular, que também tem a ver com hipertensão, diabete tipo II e obesidade. Além disso, aumenta a gravidade de quadros como enxaquecas, esclerose múltipla e epilepsia. 

Por que as pessoas fumam tanto? 

A nicotina presente no tabaco é uma substância viciante. Ela atua no sistema de recompensa do cérebro, levando à liberação de neurotransmissores, como a dopamina, que proporciona sensações de prazer e bem-estar. 

Em momentos de estresse, após o trabalho, o fumo é uma válvula de escape que se transforma em compulsão. Sendo assim, desregula a capacidade de autocontrole, um dos primeiros sinais de declínio cognitivo. 

Se você é fumante ou conhece alguém que fuma, pode procurar ajuda médica e apoio psicológico, para não ter que lidar com consequências ruins no futuro. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário