O iPhone é o celular mais vendido do mundo, entre os modelos atuais, além de ser um dos mais cobiçados. No entanto, existem algumas funções e recursos que podem ser bem chatos e incômodos para os usuários. Confira cinco exemplos que comprovam isso.
Veja também: Pense 2 vezes antes de baixar este app que suga a bateria do iPhone
1 – Tela na metade do celular
Para melhorar a acessibilidade de quem utiliza o iPhone apenas com uma mão, a Apple oferece um recurso que pode irritar algumas pessoas. Quando o usuário desliza o dedo para baixo, na parte inferior da tela, ela acaba ocupando apenas metade do celular. Embora facilite o acionamento de itens no topo, ela é irritante quando o celular cai ou desliza da mão, pois pod ser ativada sem querer. Você pode desativar a função acessando a aba de “Acessibilidades”, depois “Toque” e, por fim, “Alcançabilidade”.
2 – Modo de edição da tela de bloqueio
Outro recurso que pode ser acessado sem querer é a edição da tela de bloqueio, que permite mudar fontes e cores, por exemplo. Isso acontece apenas pressionando o display, ou seja, pode ser ativado facilmente sem querer. Neste caso, não há como desativar o recurso no momento.
3 – Alteração do brilho da imagem no iPhone
Uma ferramenta que pode atrapalhar bastante a vida do usuário de iPhone é a mudança automática do brilho da tela. Isso acontece diante da quantidade de luz percebida no ambiente. Ela pode ser alterada e dificultar a visão em vários caros. Basta acessar os ajustes, tocar em “Tela e Brilho” e desativar a opção de “True Tone”.
4 – Busca na tela de bloqueio
Com o novo iOS 16, a tela de bloqueio apresenta um ícone de busca, colocado para melhorar a experiência do usuário. Porém, ele pode ser acionado facilmente, sem querer. Você também pode desativá-lo nos ajustes, “Tela de início” e depois em desabilitar a opção de “Mostrar na Tela de Início”.
5 – Notificações em balões no iPhone
Por fim, outra função chata para quem tem iPhone é o agrupamento de notificações em balões na parte inferior da tela. O incômodo está no fato de que não há intuitividade em usar o recurso, já que antes era feito de outro modo. Basta ir em “Notificações”, “Mostrar como” e depois selecionar a opção “Lista”.