Milhões de pessoas no mundo inteiro são apaixonadas por café, isso é inegável, mas será que consumir a bebida de estômago vazio pode trazer consequências indesejadas para o corpo a longo prazo? De acordo com os médicos, a resposta é sim. Sendo assim, fique atento e veja o que pode acontecer com você.
Leia mais: Canela no café, por que não? 7 benefícios que vão TURBINAR sua saúde
Por que beber café de estômago vazio faz mal?
O café é muito apreciado no mundo inteiro. No Brasil, é uma das bebidas favoritas da população. Não à toa que o país é responsável por um terço da produção mundial do grão e é considerado o maior produtor de café do mundo.
De toda forma, hábito de bebê-lo sem antes ter ingerido algum alimento pode sim fazer mal à saúde, muito embora seja um costume comum entre muitos. A questão se dá principalmente por causa da cafeína. Ela é o principal componente do café e pode relaxar o esfíncter esofágico. Por sua vez, isso pode resultar em refluxo ácido e azia.
Outro ponto a se destacar diz respeito àqueles que têm ansiedade. Os sintomas do problema podem piorar ao ingerir o café de estômago vazio, o que irá terminar causando agitação e batimentos cardíacos acelerados.
Felizmente, há maneiras de minimizar esses efeitos indesejados do café em jejum. Uma dessas medidas é adicionar leite antes de bebê-lo. Dessa forma, a presença de proteína e gordura retardará a absorção da cafeína.
Claro, é preciso ter cuidado com o açúcar, pois ele aumenta os níveis de glicose no sangue e intensifica a agitação causada pela cafeína.
Benefícios
Embora o café de estômago vazio possa causar vários problemas, há uma curiosidade: o café em jejum pode estimular o movimento intestinal e aliviar a constipação. Os estudos também mostram que o consumo diário de café pode trazer benefícios para a saúde intestinal, por mais contraditório que isso possa parecer!
Isso, porque a bebida aumenta as boas bactérias e tem propriedades antioxidantes, anticancerígenas e anti-inflamatórias. Caso você ainda queira beber café em jejum, saiba que pode fazê-lo, mas se vier a sentir desconforto após bebê-lo ou qualquer agitação que seja, saiba que o melhor a se fazer é passar a comer em simultâneo.