scorecardresearch ghost pixel



Água fria ou quente: com qual das duas o arroz fica mais soltinho?

Na hora de preparar aquele arroz fresquinho, você já parou para pensar se é melhor usar água fria ou quente? Conheça algumas diferenças.



O arroz branco é um dos alimentos mais versáteis da cozinha brasileira, servindo de base para inúmeras receitas e acompanhamentos. Devido à sua textura macia e sabor neutro, esse ingrediente compõe as principais refeições do dia. No entanto, será que existe o arroz ideal? Entenda o que acontece quando você cozinha os grãos em água quente ou fria, que levam a diferentes resultados.

Veja também: O que os restaurantes não contam: como cozinhar feijão em 15 minutos

Existem várias maneiras de preparar o arroz

Uma das discussões frequentes é se ele deve ser feito com água fria ou quente. Contudo, cada método tem suas vantagens e peculiaridades, influenciando no preparo.

A principal técnica inclui fritar para depois iniciar o cozimento, adicionando alho e outros temperos. Em segundo lugar, as pessoas também costumam adicionar a água e depois que os grãos estiverem cozidos, temperar.

Água fria ou quente: como o arroz fica mais gostoso?

Para entender a reação do grão considerando diferentes temperaturas, é necessário recorrer às explicações científicas da química. Por exemplo, a água fria faz com que o arroz se separe, levando a uma consistência firme e solta.

Dessa forma, a água quente promove o efeito contrário, expandindo cada grão a partir do calor. Essa ação estimula a perda de amido, mantendo o ingrediente macio, acumulado em blocos e menos soltinho.

Perceba que cozinhar é uma verdadeira alquimia e além da preocupação ligada aos sabores, é preciso pensar nas reações químicas do processo. Todo esse cuidado é levado a série em cozinhas profissionais, que almejam a excelência.

Tudo depende das suas preferências!

No final das contas, a escolha entre água fria ou quente para fazer um arroz delicioso depende das suas preferências. Experimente as duas técnicas e veja qual delas agrada mais o seu paladar, lembrando de caprichar no tempero.

O importante é encontrar o método que resulte em um arroz saboroso e na consistência desejada. Use água fria para um arroz soltinho e firme, mas se quiser que os grãos permaneçam úmidos e macios, adicione água quente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário