Um aplicativo de gravação de tela para Android, disponível na Google Play, foi flagrado espionando os usuários. O assunto gerou muita insegurança nos usuários. Uma empresa de segurança cibernética descobriu tudo o que acontecia e revelou o passo a passo da espionagem por meio da ferramenta.
Leia mais: Amazon tem prejuízo de milhões por invasão de privacidade com Alexa
A ferramenta chamada “iRecorder – Screen Recorder” introduziu um código malicioso como uma atualização, um ano após ser listado na loja de aplicativos. O código em questão permitia que o aplicativo gravasse secretamente um minuto de áudio do microfone do dispositivo a cada 15 minutos. Isso é muita coisa!
Espionagem por aplicativo
Além das gravações secretas de áudio, a ferramenta usada para a espionagem dos usuários também conseguia roubar documentos, páginas da web e arquivos de mídia. O recurso tem milhares de downloads na Google Play Store e estava envolvido no roubo de dados! Diante do esquema, a confiança dos usuários foi traída, então muita gente ficou insegura quanto ao risco de um vazamento de todas essas informações pessoais.
Uma investigação minuciosa da equipe da empresa de segurança cibernética ESET revelou que o aplicativo iRecorder – Screen Recorder era um verdadeiro pesadelo para a privacidade dos usuários. Segundo as investigações da empresa especializada no assunto, os responsáveis pela ferramenta criaram um código malicioso, conhecido como AhRat. Uma vez que ele foi encontrado, o aplicativo foi removido da Play Store.
Já podemos respirar aliviados? Não! Se você foi um dos azarados que baixou o recurso, a orientação dos especialistas é excluí-lo tão rápido quanto possível do seu celular. É melhor se livrar desse perigo. Além disso, tenha sempre muita atenção aos aplicativos que você instala e às permissões que eles solicitam. Os sinais podem estar na cara.
Um pequeno descuido pode colocar toda a sua privacidade e segurança em risco!
Observe também se algum aplicativo que você desconhece está no seu celular hoje. Em caso afirmativo, desconfie e exclua rapidamente para evitar mais problemas de exposição dos seus dados e conversas.