scorecardresearch ghost pixel



Alerta: quem utiliza fogão a gás está fumando por tabela, aponta estudo

Descubra os riscos ocultos! Estudo revela que fogões a gás liberam benzeno prejudicial à saúde. Proteja-se e opte por alternativas seguras.



Você sabia que ficar na beira do fogão pode ser pior do que fumar por tabela? Um novo estudo realizado por pesquisadores de Stanford (EUA) revelou que os fogões a gás liberam quantidades preocupantes de benzeno, uma substância química associada à leucemia e outros tipos de câncer de células sanguíneas.

Veja também: Inglaterra inicia distribuição de cigarros eletrônicos: mas por qual motivo?

Os perigos ocultos: benzeno liberado pelos fogões a gás

Publicado recentemente na renomada revista Environmental Science & Technology, o artigo científico destaca descobertas alarmantes. O benzeno liberado pelos fogões a gás dentro das residências pode atingir concentrações ainda maiores do que aquelas encontradas no fumo passivo, quando você fuma por tabela.

Fogões de indução e elétricos são opções

De acordo com especialistas, o benzeno é uma substância mais potente do que a maioria dos outros carcinógenos, mesmo em níveis de exposição mais baixos. Isso significa que a exposição constante a essa substância pode representar riscos significativos para a saúde pública.

No entanto, há esperança! O estudo também revelou que os fogões de indução não produzem quantidades mensuráveis de benzeno. Além disso, os fogões elétricos emitem quantidades muito menores dessa substância quando comparados aos fogões a gás.

Apego aos fogões a gás dificulta mudanças

Essas descobertas têm impulsionado os esforços para eliminar gradualmente os fogões a gás das residências e edifícios. Afinal, a saúde pública e o meio ambiente estão em risco devido à contínua resistência da indústria de combustíveis fósseis em adotar energia limpa.

Rob Jackson, professor de Stanford e líder da pesquisa, compartilhou sua experiência pessoal ao se deparar com as concentrações alarmantes de poluentes em sua própria casa. Isso o motivou a se desfazer de seu fogão a gás após testar os métodos do estudo.

A hematologista e oncologista Jan Kirsch, em coletiva de imprensa, ressaltou que o objetivo não é gerar pânico, mas conscientizar sobre os riscos e buscar maneiras de reduzi-los.

Poluição interna de benzeno nas residências

O estudo é pioneiro ao calcular a poluição interna de benzeno causada por fogões a gás. Os pesquisadores analisaram 87 residências na Califórnia e no Colorado, constatando que em cerca de 30% das cozinhas testadas, as emissões de benzeno eram superiores às médias do fumo passivo do tabaco.

Ventilação insuficiente: exaustores nem sempre reduzem a poluição

Surpreendentemente, o benzeno chegava a se espalhar dos ambientes da cozinha para os quartos, onde as concentrações insalubres persistiam por horas, mesmo após desligar o fogão. Em alguns casos, os níveis de benzeno nos quartos eram comparáveis aos eventos de poluição registrados perto de escolas, que resultaram em investigações anteriormente.

A idade ou a marca do fogão não influenciavam significativamente a quantidade de benzeno produzida. Embora uma boa ventilação possa reduzir a exposição, os exaustores nem sempre eram eficazes, pois alguns recirculam o ar em vez de expulsá-lo para o exterior.

Repensar o uso dos fogões a gás para proteção

A mensagem do estudo é clara: é hora de repensar o uso dos fogões a gás e considerar alternativas mais seguras, como os fogões de indução. Além de eliminar o risco de exposição ao benzeno, essas opções também contribuem para a preservação do meio ambiente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário