scorecardresearch ghost pixel



Substituto mais saudável para o sal de cozinha já está à venda; veja qual é

Um estudo chinês analisou o comportamento de um novo tipo de sal de cozinha. Para os pesquisadores, o produto tende a ser mais saudável do que se imaginava.



Há muito tempo, vários estudos demonstram que o excesso de sal de cozinha nos alimentos pode contribuir para o surgimento de doenças cardiovasculares. Além disso, mesmo para pessoas que buscam uma rotina mais saudável, o ingrediente deve ser dosado com sabedoria.

Veja também: Derrete na boca! Mousse de chocolate de 4 ingredientes fica uma delícia

Riscos que o sal de cozinha pode trazer

Dentre os principais fatores de risco aliados ao sal de cozinha estão:

Pressão alta (hipertensão): o consumo excessivo de sal pode aumentar a pressão arterial, o que é um fator de risco para doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e outras complicações.

Doenças cardiovasculares: pode sobrecarregar o coração e os vasos sanguíneos, aumentando o risco para a pessoa.

Doenças renais: o sal também pode sobrecarregar os rins, pois eles precisam filtrar e excretar o excesso de sódio do corpo.

Retenção de líquidos: pode ser especialmente problemático para pessoas com condições médicas subjacentes, como insuficiência cardíaca ou doença renal.

Desidratação: embora o sal seja necessário para o equilíbrio de fluidos no corpo, o consumo excessivo de sal pode causar desidratação.

Substituto já existe

Em contrapartida, é possível encontrar em vários supermercados um tipo específico de ingrediente com menos sódio e mais potássio. A premissa é a de que seu consumo, ao longo do tempo, seja mais vantajoso.

Um estudo chinês analisou 20 mil pessoas de 600 aldeias locais com idade média de 65 anos. Metade dessas pessoas se alimentou com a utilização normal do sal de cozinha e a outra parte com o substituto.
5 anos após iniciar os testes, mais de 4 mil voluntários faleceram. Quase 3 mil sofreram derrame cerebral (AVC), sendo que a maioria era composta pelas pessoas que utilizaram o sal de cozinha normal.

Inclusive, outras 5 mil pessoas também apresentaram um evento importante no coração. A maioria também foi composta pelos consumidores de sódio.

Novos estudos ainda devem ser realizados para comprovar e identificar melhor as características benéficas do novo sal feito com potássio.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário