Nesta segunda-feira, 5, a Apple realizou a sua convenção anual e lançou o novo iOS 17. A apresentação da nova versão do sistema aconteceu durante a conferência de desenvolvedores WDC 2023, que trouxe novidades para os iPhones e novos produtos da empresa. A gigante da tecnologia manteve a sua tradição e lançou um novo sistema operacional, fazendo com que alguns modelos mais antigos do smartphone fossem deixados para trás.
Leia mais: Sem alarde, Apple lança recurso incrível para iPhone como se não fosse nada
Claro, isso não significa que os aparelhos ficarão inutilizados. Isso quer dizer apenas que eles apenas não conseguirão utilizar o novo iOS, logo deixarão também de ter acesso aos recursos de segurança mais completos e atualizados. Com o passar do tempo, esses iPhones vão deixando também de ter suporte para alguns aplicativos essenciais.
Quais iPhones não irão receber o novo sistema?
No último ano, com o lançamento do iOS 16, os iPhones 6S, 7 e 7 Plus deixaram de receber as atualizações mais recentes. Seguindo essa lógica, o anúncio desse ano acabou aposentando os modelos 8, 8 Plus e X, todos lançados em 2017. Com isso, eles não receberão mais as atualizações da multinacional, incluindo o iOS 17.
De acordo com a Apple, diversos fatores são levados em consideração antes que os aparelhos sejam deixados de lado pela empresa. Em resumo, podemos apontar que ela visa manter a segurança por meio de atualizações no dispositivo e quer garantir a melhor experiência ao consumidor que utiliza um iPhone. Infelizmente, para continuar tendo os mesmos serviços, os donos dos modelos aposentados precisarão migrar para aparelhos mais recentes.
Novidades do iOS 17
A próxima versão do sistema operacional do iPhone se destaca por diferentes motivos. Entre eles, a repaginação do aplicativo nativo no aparelho: o Mensagens. Com o novo iOS, ele irá transcrever automaticamente os áudios e permitir o envio de localização para os contatos, se assemelhando ao WhatsApp.
Além disso, o Airdrop também ganhou uma nova função. O sistema de compartilhamento exclusivo entre produtos Apple passa a contar com o Namedrop. Com ele, basta aproximar um aparelho do outro para que as informações de contato sejam transferidas automaticamente para o outro dispositivo.
Por fim, a Apple anunciou a criação de um novo aplicativo diário, o Jounal. Nele, os usuários conseguirão registrar os seus pensamentos e também as suas atividades ao longo do dia. O seu foco principal é de focar na preservação de memórias dos seus usuários e na saúde mental. Ademais, a ferramenta também poderá dar sugestões sobre o que escrever, analisar como o tempo foi gasto e detectar quando uma nova atividade diferente for realizada.