scorecardresearch ghost pixel



Aprovada! Carne de frango ‘de laboratório’ será vendida nos EUA

Após passar por diversos testes, os Estados Unidos liberaram a venda de produtos de frango "cultivado" por duas empresas. Você experimentaria?



Atenção, vegetarianos! De acordo com o The Washington Post, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) permitiu que duas empresas comecem a vender produtos de frango cultivados por meio de células em laboratório. A arne é feita por meio de uma mistura de nutrientes com células animais em tanques de aço inoxidável.

Leia mais: Vegetarianismo é pior para o meio ambiente que o consumo de carne, diz estudo

As duas empresas aprovadas, aUpside Foods e a Good Meat, têm sede na Califórnia. Ambas esperam que os produtos possam ser uma alternativa à carne de abate, que promove uma grande emissão de carbono durante o seu processamento. Sendo assim, além do apelo animal, as companhias também apostam na questão sustentável.

Como a carne de laboratório é produzida?

O processo de fabricação da carne feita pela ciência, chamada de carne cultivada, se inicia com a amostragem de células dos tecidos de um animal vivo. Ao contrário do que muitos imaginam, a USDA afirma que a coleta das células não prejudica ou mata o animal.

Segundo a Associated Press, as células são rastreadas e armazenadas em um bando de células após a sua coleta. Em seguida, elas serão coletadas e movidas para os recipientes de preparação; geralmente, são grandes tanques de aço fechados. Nesses tanques, que funcionam como biorreatores, as células se multiplicam rapidamente.

A USDA esclarece que os fabricantes fornecem os nutrientes das células, a superfície para as células crescerem e os fatores de crescimento de proteína. Com isso, elas conseguem se diferenciar entre músculos, gorduras e tecidos conjuntivos, assim como em uma galinha comum. Após serem diferenciadas, elas são coletadas dos tanques e preparadas, utilizando os métodos convencionais de processamento e embalagem dos alimentos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário