scorecardresearch ghost pixel



Atenção à saúde: sua forma de comer pode ter conexão com síndrome GRAVE

Descubra como a velocidade ao comer pode afetar a sua saúde como um todo e aumentar o risco de doenças.



Não é apenas o que você come que importa, viu? O jeito como você come também deve ser observado. Um estudo recente revela que comer rápido demais pode aumentar o risco de desenvolver diabete, bem como outras doenças. Entenda como tudo está conectado e por que deve se observar melhor a partir de agora.

Leia mais: Se estiver com esses 5 sintomas, você pode estar consumindo sal demais

O papel do cérebro no processo de saciedade

Pode parecer unanime e algo ensinado para todas as pessoas, mas as escolha dos alimentos não é a única coisa que afeta a nossa saúde. O ritmo acelerado no qual consumimos a nossa comida tem consequências. A nutróloga Sarah Berry destaca que engolir os alimentos, sem mastigá-los corretamente, pode levar a complicações de saúde.

Estamos falando, por exemplo, do ganho de peso e aumento do risco de doenças.

O nosso cérebro precisa de tempo para processar a sensação de saciedade. Estudos indicam que leva de cinco a 20 minutos para que o cérebro perceba que nós estamos satisfeitos. Sendo assim, comer rapidamente impede que o cérebro receba esse sinal a tempo, o que nos leva a comer mais do que nós realmente precisamos.

Os benefícios de comer devagar e mastigar bem

Mastigar adequadamente os alimentos e comer de forma mais lenta promove benefícios significativos para a nossa saúde. Além de nos ajudar a manter um peso saudável, esse hábito estimula a liberação de hormônios reguladores do apetite e melhora o controle da glicose, contribuindo então para um melhor equilíbrio metabólico.

Risco de síndrome metabólica e outras complicações

Estudos têm demonstrado que comer rapidamente está associado a um maior risco de síndrome metabólica, uma condição caracterizada por diabete, pressão alta e obesidade. Além disso, essa prática está relacionada a níveis elevados de açúcar no sangue e colesterol, aumentando ainda mais as chances de complicações para a saúde.

Ao conscientizar-se sobre os perigos de comer rapidamente e adotar hábitos alimentares mais saudáveis, é possível resistir às tentações e construir uma base sólida com as refeições.




Voltar ao topo

Deixe um comentário