Carros vão mesmo ficar mais baratos no Brasil? Entenda o que está acontecendo

Medida proposta pelo governo federal pode reduzir o valor dos automóveis zero quilômetro em até 10,79%.



Os automóveis zero quilômetro devem ficar mais baratos no Brasil após a regulamentação de uma medida proposta na última semana pelo governo federal. A ideia é reduzir impostos sobre veículos de até R$ 120 mil para forçar uma queda nos preços ao consumidor.

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Segundo antecipado, a redução nos valores dos carros novos deve variar entre 1,5% a 10,79%, conforme o preço inicial, a emissão de poluentes e o percentual de componentes produzidos no Brasil.

Impacto na cadeia

A medida pode resultar em um aumento expressivo na venda de veículos e garantir um respiro ao mercado automotivo, que enfrenta uma fase ruim desde o início da pandemia de Covid-19. Na época da crise sanitária, a falta de componentes paralisou a produção e gerou grandes prejuízos para as montadoras.

O presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), Enilson Espínola Sales de Souza, reforça a importância de “favorecer a indústria”. “Por outro lado, a Fenauto espera que o governo olhe também para os revendedores de seminovos e usados, de modo a contribuir com a cadeia como um todo”, pontua.

A expectativa é que o impacto do pacote do governo tenha reflexo no segmento de seminovos em pouco tempo.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio Lima Leite, as medidas anunciadas já fizeram ao menos três montadoras desistirem da suspensão temporária dos contratos de trabalho.

Contudo, é importante pensar no acesso ao crédito. “A discussão feita pelo governo com representantes do setor de automóveis levantou uma série de possíveis medidas que não se resumem a reduzir os preços dos carros ditos populares, mas também a viabilizar o acesso a eles pela população menos favorecida por meio do crédito”, acrescenta Adriana Ripka, professora de Economia.

Estímulo ao mercado

O consumidor deve sentir em breve que a oportunidade de comprar um carro novo chegou, o que pode estimular o mercado e aumentar o número de financiamentos no país. De olho nesse cenário, as montadoras já começaram a correr atrás para suprir a demanda.

“A oferta de carros mais acessíveis e a competição acirrada entre montadoras traz um estímulo para dentro do setor e impacta diretamente nas concessionárias, que cada vez mais devem combinar elementos do mundo virtual com o do físico para personalizar a relação com o cliente”, explica Marcos Pavesi, diretor comercial da Dealersites.




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