Os dispositivos inteligentes, também conhecidos como aparelhos inteligentes, são itens eletrônicos que podem responder comandos, atuar autonomamente e até mesmo interagir com os donos. Recentemente, tivemos uma onda de eletrônicos que todos que desejam ter uma casa inteligente devem ter.
Veja também: Se for para um destes 3 lugares, NUNCA leve o celular com você
Em suas funcionalidades, grande parte deles podem ser gerenciados ou modificados diretamente pelo celular. Geralmente, o acesso é pelos aplicativos. Vamos dar uma olhada nos dispositivos inteligentes.
Quatro aparelhos inteligentes para você ficar de olho
- Lâmpadas inteligentes
As lâmpadas inteligentes acompanham recursos voltados a personalização, conectividade e até mesmo em seu controle. Veja abaixo alguns recursos que a maioria das lâmpadas pode fazer. Antes de qualquer compra, consulte integrações e especificações dela.
Pode ser acessada remotamente: Não é preciso mais levantar da sua cama para ligar ou desligar a iluminação. A depender do modelo, é possível também ajustar horários para que ela desligue ou ligue autonomamente, ou seja, sem participação humana depois da padronização.
Mudança de cores: Consoante a situação, as cores podem ser mudadas. Por exemplo, para quem está montando uma mini-festa em casa, talvez seja interesse ter a lâmpada inteligente equipada de um modo que as luzes ficam transacionadas, ou mantê-la fixa numa cor.
Além disso, caso você fique muitas horas lendo ou na frente do computador, alguns modelos acompanham configurações pré-determinadas voltadas para um maior conforto na sua atividade. Caso nenhuma das configurações te satisfaz, é possível montar a grade de luz do seu jeito.
2. Assistentes de voz
Os exemplos mais populares de assistentes de voz são o Amazon Echo, equipado com a Alexa, e o Google Home. Por exemplo, você pode mandar um comando para o seu assistente para interagir com outros aparelhos inteligentes, como a própria lâmpada – como desliga-lá ou programar uma rotina.
Complementando, você pode pedir para elas produzirem suas músicas favoritas em sua plataforma de música predileta. Elas também podem programar alarmes, timers e lembretes, além de darem informações em tempo real, como notícias recentes ou o clima e até mesmo fazer a leitura de livros
Vale a ressalva: é recomendado verificar quais plataformas de reprodução de vídeo a assistente de voz que você pegar suporta. De antemão, repare em quais serviços de música é possível vincular a sua assistente.
3. Câmeras de segurança inteligente
As câmeras de segurança inteligentes permitem que você cuide da sua residência monitorando mesmo que remotamente. Elas podem atuar fornecendo uma visão em tempo real do ambiente instalado e até mesmo gravar vídeos.
Para terminar, temos exemplos de câmeras equipadas com comunicação bidirecional, que você consegue se comunicar com pessoas próximas ao lugar onde a câmera está, de onde você quiser, graças ao seu aplicativo.
4. Robô aspirador
Equipados com sensores de reconhecimento facial, eles conseguem limpar a sua casa independentemente. Basta ligar e ele efetuará o serviço. A depender do modelo do robô, você pode programar horários e dias específicos para a limpeza. Eles conseguem limpar. De longe é o aparelho mais caro da lista, com a maioria dos modelos custando acima de R$ 600.