scorecardresearch ghost pixel



Compras no exterior: como trazer eletrônicos de fora sem cair na Receita?

Passageiros podem ter dificuldades com as taxas, mas para ficar livre dos impostos, é importante conhecer quais são as regras da Receita Federal.



Realizar uma viagem internacional pode ser uma boa oportunidade para os turistas investirem dinheiro em compras de eletrônicos, roupas e até para garantir presentes para toda a família. Claro, a hora de trazer tais compras do exterior sem ter que pagar taxas enormes pode ser um desafio para muitas pessoas. O que fazer, então?

Leia mais: Programa ‘Voa, Brasil’ quer emitir 12 milhões de passagens a R$ 200

Fique calmo, pois há algumas estratégias que podem ser utilizadas para minimizar os custos com impostos. Veja quais são ao longo do texto e se prepare para a sua próxima viagem.

Viajantes precisam se atentar às regras para as compras

Para trazer os produtos adquiridos em outros país, é importante ficar atento às limitações impostas pela Receita Federal para não passar por problemas. Os itens de uso pessoal, por exemplo, têm regras de entrada. De acordo com informações do órgão, esses objetos precisam ter sinais de uso, serem indispensáveis para a viagem ou auxiliar em alguma função profissional para que não sejam taxados.

Diante disso, é possível que o viajante compre um celular ou um relógio, desde que se enquadre nas condições de itens pessoais, por isso, é preciso que ele seja algo único em meio às malas, além de ser usado durante toda a viagem.

Já os computadores e filmadoras não se encaixam nessa categoria e, por essa razão, terão que passar por taxas para entrar no país. Em situações em que a entrada no país será feita por via aérea ou marítima, é possível para qualquer indivíduo que esteja viajando comprar mercadorias no valor de até mil dólares sem que estes produtos sejam tributado. É importante lembrar que esse direito só pode ser exercido uma vez a cada mês.

Sim, mesmo tendo pago impostos em viagens anteriores.

Menores de 18 anos também podem trazer produtos. Para isso, os itens precisam ser compatíveis com a idade, ou seja, produtos como bebidas alcoólicas são proibidos.

Dica para bagagens que alcançaram o valor limite

Já em casos em que as compras excedem o limite do valor, a recomendação é que os passageiros declarem as suas coisas. Essa é uma das formas de se livrar de multas em momentos nos quais os fiscais da alfândega irão parar para checar as bagagens.

O processo de declaração pode ser feito pela internet por meio da Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV). Para isso, basta selecionar a opção “Entrando no Brasil”, incluir dados do passageiro, da viagem e informações sobre a bagagem. Desse modo, a seção “Extrato de declaração” mostrará se a pessoa está livre dos impostos. Se sim, é importante apresentar a declaração à Receita Federal.

Caso não esteja, o valor será calculado para o pagamento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário