Alguns sobrenomes muito comuns no Brasil indicam que uma pessoa pode ter descendência europeia. Pensa só que chique! Será que o seu está na lista de hoje? Confira a relação com aqueles que são a cara da riqueza e mostram que o seu sangue é europeu. Isso pode te trazer bons frutos no futuro, hein? Fique atento!
Leia mais: Tesouros do Brasil: estes são os 4 sobrenomes mais raros do país
Muitas pessoas se preocupam em conhecer apenas o significado dos nomes e desconsideram a importância do sobrenome, mas vale lembrar que é justamente ele que carrega toda a história de uma família e conta muito sobre você e sobre todos aqueles que vieram antes, fazendo história e deixando marcas.
Sobrenomes europeus
Os povos brasileiros têm uma origem diversa e complexa por causa de toda a história de colonização e imigração no país. Os primeiros habitantes do território, que viria a se tornar o que hoje conhecemos por Brasil, eram os povos indígenas, que detinham uma grande diversidade étnica e cultural.
Eles estavam por aqui muito antes da chegada dos colonizadores europeus. A partir do século XVI, o Brasil foi colonizado por Portugal, logo houve um intenso processo de escravidão e tráfico de africanos para trabalhar nas plantações e nas minas. Por toda a história do país, o país é uma mistura de povos indígenas, europeus e africanos, portanto, esta é uma das principais bases da formação étnica do nosso Brasil.
Abaixo, você confere alguns sobrenomes que indicam descendência europeia. São eles:
Pereira: originado de Portugal, era dado às pessoas que viviam em regiões onde havia cultivo de peras;
Camargo: muito utilizado na Espanha a partir do século XIII, refere-se a uma região específica desse país, o Vale de Camargo.
Carvalho: tem origem ibérica e é popular entre os judeus portugueses. Representa longevidade e resistência, características associadas à árvore de carvalho;
Fernandes: muito comum em Portugal e na Espanha, indica o “filho de Fernando” e era amplamente usado na Idade Média;
Nogueira: faz referência aos que nasceram na região de Torre de Nogueira, em Portugal, pois é uma árvore que produz amêndoas ou nozes;
Macedo: é uma região específica de Portugal e se refere a “alguém que vem de uma região cheia de macieiras”.