Os concurseiros ficaram animados em junho, quando o governo publicou no Diário Oficial da União (DOU) uma autorização para a abertura de uma série de concursos públicos. Um dos órgãos que entrou na lista é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Leia mais: Concursos públicos: Brasil tem mais de 60 mil vagas abertas; veja os melhores
Serão abertas 100 vagas em dois cargos diferentes. As novas contratações vão reforçar o quadro do instituto visando ampliar a fiscalização dos produtos no país, segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Conforme informações do Ministério da Gestão e Inovação, o plano do governo federal com as novas autorizações é oferecer 4.436 cargos efetivos em 20 órgãos, incluindo também o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
Concurso Inmetro
Confira a seguir todas as informações já disponíveis sobre o próximo concurso do Inmetro:
Autorização
A autorização do certame está na portaria Nº 2.852, publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) do dia 16 de junho de 2023.
Cargos, vagas e escolaridade
São 40 vagas no cargo de Analista Executivo em Metrologia e Qualidade e 60 vagas para Pesquisador – Tecnologista em Metrologia e Qualidade. Ambos exigem ensino superior completo.
Próximas etapas
As próximas etapas após a liberação do certame são a escolha da banca organizadora e a divulgação do edital. O concurso público será aberto no prazo de até seis meses (até dezembro de 2023), segundo a portaria.
Depois que o edital for publicado, a primeira prova para ingresso no Inmetro deverá ser aplicada no prazo mínimo de dois meses.