scorecardresearch ghost pixel



CRIME: 3 fábricas são fechadas por fabricarem bebidas adulteradas

Durante a operação, foram encontradas irregularidades e 200 mil litros de bebida adulterada que comprometem a saúde dos consumidores.



Durante uma operação de fiscalização, o Ministério da Agricultura fechou três fábricas preventivamente e apreendeu cerca de 200 mil litros de bebidas adulteradas. A ação foi responsável por fiscalizar diversos segmentos de bebidas, não apenas as alcoólicas. Dentre os itens apreendidos, estão: néctares, vinho, vinagre, cachaça e demais bebidas.

Veja também: Corra na dispensa! Marcas de café, arroz, feijão e azeite podem estar CONTAMINADAS

Contudo, as marcas envolvidas e os locais de apreensão não foram divulgados pelo Ministério. Assim, a determinação veio após a identificação de diversas irregularidades durante a investigação, sendo elas as responsáveis pela punição severa aplicada pelo órgão.

Problemas identificados

Dentre as irregularidades identificadas pelo governo, está a adição não autorizada ou excessiva de açúcar de cana em água de coco, sucos e vinhos. Além disso, foi identificado também a diluição excessiva com água e uso de corantes e adoçantes para disfarçar o sabor dos produtos aos consumidores.

No entanto, os problemas não ficaram somente na fabricação dos produtos. Além da propaganda irregular, as fábricas não possuíam os cuidados devidos no transporte e na regularização da fabricação, com todos os setores avaliados funcionando de forma inadequada.

De acordo com o auditor fiscal federal agropecuário Celso Franchini, essas irregularidades são cometidas com o intuito de aumentar os lucros das fábricas. Porém, representam um grande risco à saúde do consumidor e prejudicam a reputação do setor.

Ministério ressalta a importância de denúncias

As autoridades do Ministério da Agricultura ressaltam a importância dos consumidores se manterem vigilantes e desconfiarem de produtos que sejam vendidos a valores muito abaixo do usual para a categoria. Assim, caso possua qualquer suspeita de irregularidade, o indicado é denunciar o ocorrido às autoridades responsáveis.

Desse modo, as ações governamentais não envolvem apenas apreensões. A pasta está empenhada em tomar toas as medidas legais que forem preciso contra as empresas que apresentarem irregularidades em sua fabricação e distribuição.

Assim, isso inclui aplicação de multas, cassação do registro de produtos e estabelecimentos, interdição das instalações, e até mesmo início de processos criminais. O objetivo é de garantir a segurança alimentar dos consumidores, a proteção do seu direito de escolha e a integridade do setor de alimentos e bebidas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário