scorecardresearch ghost pixel



Decisão difícil: vender meu carro usado agora ou esperar?

Vendo o preço do usado cair após o programa para carros populares, motoristas ficam com decisão difícil nas mãos. Veja o que diz um especialista.



As recentes reduções de impostos implementadas pelo governo federal têm deixado muitas pessoas em dúvida e com uma decisão difícil nas mãos: qual o momento ideal para vender seus carros usados?

Leia também: Carro popular automático? Conheça os modelos mais acessíveis

Com a diminuição dos impostos, o mercado automobilístico tem apresentado uma fase de empolgação, mas de muita incerteza, principalmente em relação aos novos patamares de preços dos carros zero quilômetro, que já foram definidos pelas fabricantes.

A questão que surge é: para quem já estava se programando para vender seu carro, vale a pena esperar ou é melhor vender logo? A resposta não é tão clara.

Prazos são incertos e motorista fica com decisão difícil nas mãos

Isso ocorre porque o governo anunciou a disponibilização de um crédito total de R$ 500 milhões para o programa de incentivo para carros populares zero quilômetro. No entanto, quando esse valor for atingido, mesmo que antes dos quatro meses previstos, o benefício será encerrado.

Além disso, o mercado de carros usados também está enfrentando uma situação complexa com essa redução. A movimentação dos zero quilômetro resultou em uma desvalorização dos carros usados, o que torna a decisão de venda ainda mais difícil.

Diante dessa incerteza, não há resposta certa, segundo o colunista Boris Feldman, do Autopapo. Vender o carro usado agora ou esperar é uma decisão que precisa ser tomada com bastante certeza, já que ninguém sabe ao certo quanto tempo essas vantagens do governo irão durar.

É possível vender o carro por um preço mais baixo agora, mas vê-lo daqui a dois ou três meses mais valorizado, proporcionando um lucro melhor na venda. Em todo caso há risco.

Vale lembrar que a venda de carros usados estava sendo reaquecida no Brasil este ano, em comparação com o ano passado, segundo dados de abril da Fenabrave. No entanto, a busca por usados começou a cair consideravelmente após o anúncio do programa de descontos para zero quilômetro. A expectativa é que o valor dos usados caia consideravelmente, ao menos no período em que o programa estiver no ar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário