scorecardresearch ghost pixel



Dominação feminina: Inteligência Artificial revela como seria o mundo sem homens

Confira as imagens que mostram como seriam vários cenários comuns do mundo se os homens não existissem na Terra. Uma IA foi utilizada para fazer essa simulação.



Não se fala em outra coisa que não seja a inteligência artificial (AI). Algumas pessoas temem que a tecnologia saia do controle e comprometa a própria existência da vida humana. Outras ficam maravilhadas com o potencial de desenvolvimento que esse tipo de dispositivo pode oferecer ao mundo.

Veja também: 4 profissões criadas pela Inteligência Artificial que estão em alta em 2023

Um fato curioso surgiu recentemente a partir do tiktoker Miguel Rabena. Ele mostrou imagens produzidas por IA que apresentam como seria o mundo sem a presença masculina. É possível ver cidades e várias paisagens sem nenhum homem.

Inteligência artificial mostra como seria a vida sem homens

@creppyhiddenworld

As imagens são realmente tranquilizantes e até bem confortáveis de se observar. É possível ver florestas, vilarejos e paisagens apenas com algumas poucas mulheres e casas. Nos comentários da publicação na rede social, as pessoas aprecem gostar do que viram.

Entre os comentários, estão as frases:

“Felicidade em troca de avanços tecnológicos”;
“Pacífico e sem preocupações”;
“A natureza não contaminada”.

Uma palavra que traduziu muito bem o sentimento das ilustrações foi “paraíso”. No entanto, a IA geradora de imagens apenas obedeceu ao comando dado para ela. O objetivo era criar ambientes comuns excluindo a presença masculina de todos eles.

Cuidado!

Para os especialistas, criar imagens de IA excluindo grupos específicos não é algo positivo. Isso se encaixa em excluir com base em diferenças sociais, econômicas, étnicas e culturais. Afinal, algumas pessoas podem ter dificuldade de interpretar o cenário de um modo isento. As consequências foram encaradas como negativas, ainda que sejam imagens criadas por uma tecnologia.

Aliás, ao mostrar um mundo utópico com a natureza exuberante e tranquilidade, alguns podem acreditar que os homens são a causa principal para os problemas. Inclusive, uma sociedade sem a presença de um dos gêneros teria grandes desafios ao longo da história para superar.

No entanto, é interessante observar a reação das pessoas e até mesmo as imagens criadas pela IA, que são apenas desenhos e não fotografias reais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário