scorecardresearch ghost pixel



É HOJE! Receita libera consulta à restituição do 2º lote do Imposto de Renda 2023

A consulta ao segundo lote da Restituição do Imposto de Renda abre hoje (23). Veja quem tem direito ao benefício neste mês!



A Receita Federal abre hoje (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. As consultas poderão ser realizadas a partir das 10h, por meio do site da Receita. Do total de 5,1 milhões de beneficiados pelo novo lote, 3,4 milhões são contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou que escolheram por receber os valores via Pix.

Leia mais: Imposto de Renda 2023: saiba se a declaração caiu na temida malha fina

Além disso, o lote contempla também as restituições residuais dos exercícios anteriores. Assim, mais de 130 mil idosos acima de 80 anos, além de contribuintes entre 60 e 79 anos e pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave, também receberão a restituição. Pessoas cuja renda principal venha do magistério também terão direito a esse repasse.

Dessa forma, o pagamento será realizado no dia 30 de junho, totalizando o repasse de R$ 7,5 bilhões neste segundo lote. Os valores serão depositados nas contas bancárias informadas no momento de entrega da declaração.

Calendário de pagamentos da restituição do IR 2023

Em 2023, a Receita Federal recebeu um total de 41,15 milhões de declarações. Os dados mostram que 60% dos contribuintes que enviaram a declaração possuem direito a restituição. Dessa forma, os valores serão depositados de acordo com a ordem de prioridade estabelecida pelo Fisco, sendo ela:

  1. Idosos com mais de 80 anos
  2. Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
  3. Contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave;
  4. Contribuintes que a maior fonte de renda seja vinda do magistério;
  5. Pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheu receber a restituição por Pix;
  6. Demais contribuintes.

Por fim, o calendário de repasses ficou estabelecido da seguinte forma:

  • 1º lote: 31 de maio (4.129.925 contribuintes já receberam);
  • 2º lote: 30 de junho (5,1 milhões de contribuintes);
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 29 de setembro.

Como consultar

O contribuinte que deseja fazer a consulta deve acessar a página da Receita na internet. Em seguida, é preciso clicar na aba “Meu Imposto de Renda”. Para finalizar, vá na opção  “Consultar a Restituição“.




Voltar ao topo

Deixe um comentário