scorecardresearch ghost pixel



Como declarar doações no Imposto de Renda 2020

Apesar de isentas de imposto, Receita exige que doações sejam informadas na declaração, pois podem gerar variações de patrimônio do doador e recebedor.



O Imposto de Renda é um tributo cobrado anualmente no país. Todas as pessoas, dentro dos grupos estipulados pelo Fisco, devem declarar seus gastos e receitas, independente se essas possuam ou não tributos fiscais. Isso é feito para que o governo acompanhe os rendimentos dos cidadãos e faça a redistribuição de renda.

Por meio da declaração do Imposto de Renda, tudo aquilo que foi recebido no ano de cálculo é descrito e enviado para Receita. Apesar de isentas de imposto, até as doações devem ser informadas, pois elas podem gerar variação de patrimônio, tanto para quem doa quanto para quem recebe.

A regra é clara: sejam doações de dinheiro, imóvel, veículo, outros bens ou títulos, todas devem ser declaradas, obrigatoriamente.

Declaração de doações no Imposto de Renda 2020

Vale lembrar que o prazo para declaração do IR 2020 acontece de 2 de março a 30 de abril. Os contribuintes que não acertarem as contas com a Receita Federal até esta data estão sujeitos ao pagamento de multa.

Mesmo com a isenção da tributação, as doações podem estar sujeitas ao pagamento de um tributo estadual, que é o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). Esse tributo depende do valor doado e do estado da operação.

O contribuinte que não declarar que o valor recebido ou repassado foi uma doação pode correr o risco de cair na malha fina. Isso acontece porque a Receita Federal pode suspeitar que houve omissão de renda. Os tipos mais comuns de doações e que são aceitas pelo Fisco são:

  • Doações para partidos;
  • Doações para Fundos dos Direitos da Criança e Adolescente;
  • Doações para Fundos do Idoso;
  • Doações para Cultura; e
  • Doações para Esporte.

Como declarar doações no IR 2020?

Não existe um valor mínimo de doação que determine a dispensa de declaração. Desta forma, a doação de qualquer valor deve ser declarada no Imposto de Renda. Confira abaixo como inserir essas informações no Programa de Declaração.

  • Donatário

O donatário é a pessoa que recebeu o valor doado. Neste caso, a inclusão da quantia é feita na ficha “Rendimentos Isentos e Não tributáveis”, com o código “14 – Transferências patrimoniais – doações e heranças”. Essa operação necessita do informe de nome, CPF do doador e o valor recebido.

O destino da doação, como bens, valor em espécie, aplicações financeiras, devem ser informados na declaração de bens. É muito importante ter cuidado com o preenchimento do campo “Discriminação”, pois são necessários os informes de dados da operação.

  • Doador

Quem faz a doação é o doador. Neste caso, as informações de valores doados devem ser feitas na ficha “Doações Efetuadas”. Durante o preenchimento, é necessário inserir o nome, CPF do beneficiário, valor doado e o código.

O preenchimento do código “80” é para doações de dinheiro. Caso a doação tenha sido de carro ou imóvel, basta preencher o código “81 – Doações em bens e direitos”.

Doações realizadas a projetos sociais, que não estejam enquadrados em leis de incentivo fiscal, não podem ser deduzidas. Essas devem ser inseridas na ficha “Doações Efetuadas”, com o código 80 ou 81, conforme exposto anteriormente. Na descrição, também é necessário informar o nome e CPF/CNPJ do beneficiário.

Confira também: Saiba tudo sobre Imposto de Renda 2020: Veja guia rápido com as principais dúvidas




Voltar ao topo

Deixe um comentário