Naturalmente, uma demissão não é uma experiência agradável. Contudo, dezenas de milhares de trabalhadores da área de tecnologia que se viram nesta situação passaram por uma experiência ainda pior nos últimos seis meses. Isso porque, o termo “demissão” sequer tem sido usado quando há novos desligamentos no setor.
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Nesse sentido, o Spotify, por exemplo, seguiu o roteiro na última semana, ao cortar 200 empregos. “Sabemos que notícias como essa nunca são fáceis, especialmente para os afetados”, afirma o memorando. Termos como “afetados” ou impactados”, tem feito parte inclusive de postagens do Twitter e LinkedIn dos próprios funcionários demitidos.
Memorandos
Se por um lado líderes do setor de tecnologia pontificam sobre inovação, por outro, quando a tratativa é dar más notícias, a situação é diferente. Observe o padrão que vem sendo utilizado pelas big techs:
- Stripe: “Se você estiver entre os afetados, receberá e-mail de notificação nos próximos 15 minutos”;
- Clubhouse: “Se você estiver entre os afetados, receberá convite de calendário para uma reunião 1:1 com um gerente em seu departamento nos próximos dez minutos;
- Dropbox: “Se você foi impactado, receberá convite de calendário nos próximo 30 minutos para um 1:1 com um líder de sua equipe”;
- Spotify: “Os impactos por essa mudança já receberam um convite para uma conversa 1:1 hoje com um membro da nossa equipe de RH;
Por fim, os memorandos trazem títulos como “Uma mensagem do nosso CEO” ou mesmo “Uma atualização sobre as mudanças organizacionais”. A ação, conhecida como rotulagem eufemística, é um exemplo de “desengajamento moral”. Em outras palavras, o cérebro humano tenta reestruturar ações moralmente difíceis com a intenção de torná-las mais palatáveis.