Estudantes que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 tem até esta quarta-feira, 21, para efetuar o pagamento da taxa de inscrição. Com o valor de R$ 85, o boleto pode ser resgatado na página do participante. As provas estão previstas para serem aplicadas em todo território nacional nos dias 5 e 12 de novembro.
Leia mais: Prouni 2023: inscrições para bolsas de estudos começam em junho; confira o cronograma
Para que os candidatos sejam liberados para realizar as avaliações, é preciso concluir o pagamento, pois, dessa forma, a inscrição será confirmada. Confira mais detalhes ao longo do texto.
Enem 2023
Como mencionado, o prazo para o pagamento vai até o dia 21 de junho.
Neste ano, os estudantes podem contar com três formas de quitação de taxa: boleto, PIX ou cartão de crédito. Conforme informações da Agência Brasil, também há possibilidade de realizar débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O site para efetuar o download do boleto é esse.
Todas as regras do exame, assim como o cronograma, foram publicadas no edital ainda no início de maio. Neste documento, também são detalhados todas as obrigações dos participantes, como o pagamento da taxa, bem como quais são as condições que possibilitam a desclassificação.
Provas ocorrerão em novembro
Após a aplicação da prova em novembro, acontecerá o Enem PPL 2023 e a reaplicação em 12 e 13 de dezembro. A divulgação do gabarito será feita em 24 de novembro, mas o resultado está previsto para ser divulgado apenas em 16 de janeiro de 2024. No primeiro domingo de prova, os estudantes terão que responder a questões de linguagens e ciência humanas. Cada seção tem 45 perguntas. Isso, é claro, além de ter que redigir a redação.
No segundo domingo, os temas englobam ciências da natureza e matemática.
Atualmente, o exame é uma das principais maneiras de acessar o ensino superior no país. A nota é usada pelas instituições de ensino públicas e privadas, além de ser requisito para participar de programas estudantis, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)