Mastigar de forma adequada os alimentos é fundamental para uma boa absorção de nutrientes. Nesse sentido, a mastigação ajuda a quebrar os alimentos em pedaços menores, facilitando o trabalho do sistema digestivo. No entanto, ao fazer refeições com pressa, muitas pessoas começam a mastigar muito rápido. Isso aumenta o risco do desenvolvimento de várias doenças, além da má digestão.
Veja também: Se você tem amor à vida, JAMAIS esquente estes 6 alimentos 2 vezes
O que acontece se você não mastigar bem a comida?
Síndrome metabólica
Um estudo de 2017, realizado na Universidade de Hiroshima, no Japão, mostrou que comer rápido afeta o metabolismo. Ao avaliar homens e mulheres adultos em uma pesquisa comparativa, os pesquisadores chegaram a um resultado.
Aqueles que não mastigam direito a comida apresentam uma circunferência de cintura elevada em relação à proporção de massa corpórea. Sendo assim, esse sintoma está relacionado ao início de síndrome metabólica.
Entenda o que é síndrome metabólica
A síndrome metabólica é uma condição caracterizada pela combinação de diversos fatores de risco. Essas variáveis aumentam a probabilidade de uma pessoa desenvolver doenças cardiovasculares e diabete tipo 2.
Portanto, incluem obesidade, hipertensão, níveis elevados de triglicerídeos, e resistência à insulina. Essa condição é preocupante, pois aumenta o risco de complicações graves à saúde, como doenças cardíacas e derrames.
Adotar um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e prática regular de atividade física, é fundamental para prevenir e tratar a síndrome metabólica. Você pode começar mastigando melhor a comida durante as refeições.
Benefícios da mastigação prolongada
A mastigação prolongada estimula a produção de saliva, que contém enzimas importantes para a digestão inicial dos carboidratos. Ao mastigar bem os alimentos, você também promove uma maior sensação de saciedade.
Isso evita que você coma de forma exagerada nas próximas horas, controlando o apetite sem sacrifícios. Jamais subestime a importância de mastigar corretamente os alimentos e pratique uma alimentação consciente.