scorecardresearch ghost pixel



Febre maculosa é grave! Entenda por que está causando tanta preocupação

Recentemente, o estado de São Paulo registrou três casos, mas há suspeita de mais. A doença acende alerta na população. Confira quais são os sintomas.



A população de Campinas, no interior de São Paulo, começa a expressar preocupação com o registro de casos da febre maculosa, doença transmitida por picada de carrapato e causada por bactéria do gênero Rickettsia. Na cidade, três pessoas morreram com sintomas da doença, segundo informações da Agência Brasil.

Leia mais: Especialistas fazem alerta: evite comprar estes 3 peixes no supermercado

Além disso, mais dois casos que resultaram em morte estão sendo investigados pelas autoridades. Com isso, é provável que cinco ou seis pessoas tenham falecido em decorrência da febre. Veja mais detalhes ao longo do texto.

O que é a febre maculosa?

Conforme esclarece o Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida pela picada de carrapato que pode causar os seguintes sintomas: febre; dor de cabeça intensa; náuseas e vômitos; diarreia e dor abdominal, além de dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e na sola dos pés.

A Agência Brasil destaca que foram registrados 49 casos nesse ano.

A situação começou a gerar preocupação após a morte misteriosa de um casal em Campinas. Mariana Giordano e Douglas Costa haviam viajado para o município. Tudo indica que ambos foram infectados com a bactéria da família Rickettsiaceae, uma das espécies associadas a quadros clínicos da febre maculosa.

O casal chegou a ser internado, mas morreu antes da conclusão dos testes clínicos. Na última terça-feira, 13, os exames laboratoriais confirmaram o caso de Mariana de forma oficial. Ela apresentava os sintomas de manchas avermelhadas, dores no corpo e febre.

A Secretaria Municipal de Saúde está aguardando os resultados de Douglas. Enquanto isso, outro óbito de uma mulher de 28 anos está sendo investigado. Informações divulgadas pelo portal CanalTech indicam que a cidade de Campinas é endêmica para a doença. Com a dificuldade de controlar a bactéria, casos assim são esperados todos os anos.

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) apontou uma série de medidas de prevenção e alertou que uma fazenda localizada no Distrito de Joaquim Egídio pode estar infestada de carrapatos. O local passará por uma investigação para confirmar a informação, mas toda a população está recebendo avisos sobre a doença.

A diretora da Devisa, Andrea von Zuben, ressalta que o diagnóstico e o tratamento são fundamentais para elevar a taxa de sobrevivência. Ela considera essencial que o paciente especifique se esteve em vegetação com a presença de carrapatos ou capivaras.




Voltar ao topo

Deixe um comentário