scorecardresearch ghost pixel



Feriado bate à porta: veja como calibrar os pneus do carro antes de cair na estrada

Brasileiros já estão se preparando para aproveitar feriado de Corpus Christi. Antes de viajar, é importante dar uma pausa para calibrar os pneus. Veja dicas de como fazer isso corretamente.



Segundo o calendário do país, o próximo feriado previsto é o Corpus Christi, que será celebrado nesta quinta-feira, 8. A data marca uma tradição católica, homenageando o Sacramento da Eucaristia. No dia, há diversas festas religiosas com elaboração de tapetes coloridos de serragem, com desenhos de cálices, pães e vinhos, que lembram o Sacramento da Comunhão.

Leia mais: Vamos emendar? Saiba se Corpus Christi dá direito a feriado prolongado

Além do aspecto religioso, boa parte dos brasileiros aproveitam o dia para pegar a estrada e aproveitar o feriado. Mas antes de iniciar a viagem, é fundamental estar atento às condições do carro. Um dos cuidados primordiais está relacionado à calibragem dos pneus, que desempenha um papel forte na segurança e eficiência do veículo.

Como mencionado, garantir a correta calibragem dos pneus é imprescindível, pois pode influenciar na vida útil do conjunto, proporcionando um tempo de uso prolongado e, acima de tudo, garantindo a segurança do veículo.

Infelizmente, uma parcela considerável de condutores no país não costumam verificar regularmente a pressão dos pneus, embora isso seja essencial, uma vez que são os únicos componentes do veículo em contato direto com o solo.

Antes de viajar: confira dicas de como calibrar pneus

Para quem não quer fazer parte do grupo de motoristas que não tem esse hábito, a recomendação é separar um tempo para verificar a calibragem. Uma dúvida que muitos podem ter é como fazer esse processo corretamente. Uma das estratégias mais eficientes é consultar o manual do carro. O material indica exatamente qual é o número certo.

Agora, quem não tem mais o papel com as orientações pode buscar as informações no próprio carro, como na tampa de combustível, na lateral da porta e, claro, nos pneus. Nesses locais, os condutores podem encontrar as siglas deixadas pelas montadoras, como PSI, BAR e kPA, que são os sistemas específicos de calibragem.

Ao encontrar um número como 2.2/32, por exemplo, saiba que é neste ponto que o motorista deve ficar atento. Os numerais antes da barra indicam o BAR, que é o sistema usado na Europa. A sequência numérica que vem após, nesse caso o 32, mostra o PSI, sistema usado no Brasil e, portanto, esse é o indicativo que deve usado na calibragem.

Muitas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre a frequência da calibração, mas o recomendado é a cada semana, com um limite de a cada 15 dias. A atenção deve ser redobrada antes de pegar a estrada para aproveitar o feriado, sem esquecer do estepe, é claro, pois imprevistos podem acontecer.

Mais uma orientação é fazer o processo assim que sair de casa ou esperar as borrachas esfriarem por alguns minutos, pois essa questão também pode influenciar na calibragem.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário