scorecardresearch ghost pixel



‘Fui vítima do travazap! E agora?’: respire fundo e veja o que fazer 

Internautas relatam que um link malicioso deixa o aplicativo de mensagens com falhas repetidas. Veja o que fazer para não ser uma vítima.



No Brasil, o WhatsApp se tornou uma ferramenta fundamental para resolver diversas questões e otimizar a produção de uma gama de tarefas, seja ela da vida pessoal ou profissional, não é mesmo? Por ser considerado um recurso que não dá para viver sem, o aplicativo deixa a maioria dos usuários aflitos quando sofre algum bug e para de funcionar. Se você também fica assim, precisa ficar atento para não acabar vítima do travazap.

Leia mais: Novidade! WhatsApp lançou 6 novos recursos bem embaixo do seu nariz

Um dos golpes mais famosos na plataforma e que atrapalha a rotina de quem usa o dispositivo no dia a dia é esse, ainda desconhecido por muitos, travazap. Esta é uma prática que bloqueia o mensageiro e, como o próprio nome sugere, deixa o celular travado. Para o desespero dos internautas, a fraude voltou em celulares Android.

Para quem não o conhece, alertamos: é importante ficar por dentro de como o processo funciona para não enfrentar problemas. Ele começa a agir a partir de um código enviado para a vítima, que clica nele e causa uma pane generalizada no WhatsApp, deixando o programa com repetidas falhas e impossibilitando o seu uso.

Como funciona o novo travazap?

Neste golpe, a fraude aparece pelo link wa.me/settings e, ao clicar nele, o dispositivo passa por uma espécie de loop, logo começa a travar sem parar. Quando a pessoa fecha o mensageiro e tenta acessar o chat onde está localizado link malicioso, o bug volta a se repetir. A ferramenta fica assim até que o celular seja reiniciado.

Segundo informações que circulam nas redes sociais, a falha pode estar impactando os usuários de Android que fizeram o download das últimas atualizações, contudo parece que o bug não é capaz de gerar problemas para quem utiliza a rede social na versão Web ou em celulares iOS.

Para ficar livre desse problema, a orientação é acessar o WhatsApp pelo computador e apagar a mensagem. Desse modo, é possível voltar a usar o aplicativo pelo celular. É provável que a Meta esteja trabalhando para corrigir a falha, porém não há informações sobre quando tudo será resolvido.

Vale lembrar que o travazap é um tipo de golpe que pode impactar a vida de muitos profissionais que usam a ferramenta para efetuar vendas e atendimento. Caso a pessoa se sinta prejudicada, ela pode procurar ajuda na Justiça, pois o golpista acabará por responder pela prática.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário