Desde a última quinta-feira (1º), a alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a gasolina foi unificada em todo país. A mudança deve elevar os preços do combustível, apesar da redução de 12,6% promovida pela Petrobras há poucos dias.
Leia mais: Polêmica! Motorista é multada por dirigir carro SEM capacete; entenda a história
O tributo passou a ser de R$ 1,22 por litro em todos os estados brasileiros, valor que ultrapassa o antigo em 24 unidades federativas. A notícia já preocupa muitos brasileiros, especialmente aqueles que dependem do carro no dia a dia.
Como economizar
A perspectiva de preços mais altos nos postos liga o sinal de alerta dos consumidores sobre a necessidade de economizar. Por isso, a educadora financeira Aline Soaper deu algumas dicas.
“O consumidor deve ficar atento para saber se os postos de combustíveis vão repassar esse ajuste de forma justa. Isso porque, o ICMS é apenas uma parte do preço total da gasolina. O imposto tem peso de 20,5% no custo total do produto. Os postos têm liberdade para colocar seus próprios preços e pode acontecer de haver preços abusivos, como já estamos vendo mesmo antes do anúncio do aumento”, explica.
“É importante, na hora de comprar, que o consumidor pesquise o preço, faça consulta em mais de um posto, para poder economizar”, acrescenta.
Além disso, é imprescindível que o motorista preste atenção na manutenção do veículo, mantendo os pneus sempre calibrados e a revisão atualizada. Essas práticas reduzem o consumo de combustível e, consequentemente, geram economia no bolso.
Uma das medidas mais simples é substituir o filtro de ar. “É importante estar atento aos postos que batizam a gasolina, porque aí o barato pode sair caro, inclusive no que diz respeito à manutenção do veículo”, afirma a especialista.
Outras dicas
Confira algumas estratégias para economizar:
- Repensar o uso do carro e a maneira de fazer viagens, se possível optando por rodar com o veículo menos vezes na semana;
- Se inscrever em programas de pontos do cartão de crédito para aproveitar benefícios em postos conveniados;
- Se cadastrar nos programas de fidelidade dos próprios postos de combustível;
- Preferir abastecer em postos que estão na sua rota diária, próximos de casa ou do trabalho.