Quem é cliente do Itaú Unibanco pode se preparar para andar mais tempo à procura de uma agência bancária. A instituição financeira anunciou recentemente que fechou 12 bancos localizados em uma única cidade brasileira.
Leia mais: Se depender do Senado, bancos poderão executar dívidas sem o aval da Justiça
Todas as unidades mencionadas tiveram as atividades encerradas em 2023, uma média de duas por mês até o momento. O banco cita “novas necessidades dos clientes”, que hoje buscam atendimento por meio de outros canais digitais, como site e aplicativo.
Onde ficam as agências?
As agências em questão estão localizadas na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Para os bancários e representantes do setor, não existe justificativa para o fechamento, já que a instituição privada vem registrando lucros impressionantes nos últimos anos.
“A justificativa que eles dão é de reestruturação operacional. Mas a gente sabe o que é: diminuir o custo para ter mais lucro. Mas, diminuindo esse custo, ele está prejudicando o atendimento, precarizando o trabalho e gerando impactos negativos para a população de Belo Horizonte”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte, Ramon Peres.
Além do Itaú, o Bradesco também fechou 18 agências na capital mineira, apesar de ter registrado lucro líquido de R$ 20 bilhões em 2022.
Devido à reforma Trabalhista aprovada durante o governo Temer, os bancos brasileiros não precisam mais homologar demissões nos sindicatos, o que impede a categoria de contabilizar as dispensas. “No entanto, é perceptível dentro das agências a diminuição do número de funcionários para atender a população”, garante Ramon.
Resposta do Itaú
Ao portal Itatiaia, o Itaú declarou que o banco passa por um “processo de transformação” e está “cada vez mais integrado ao digital”.
“Neste contexto, e diante do aumento da procura por atendimento em outros canais, como internet, celular e agências digitais, o banco avalia constantemente a adequação de sua rede de agências às novas necessidades dos clientes. O banco informa ainda que, atualmente, é o player financeiro privado com maior número de agências físicas em todo o Estado de Minas Gerais e em Belo Horizonte”, afirmou em nota.