Nos últimos dias, o WhatsApp anunciou diversos upgrades em sua plataforma, como a edição de mensagens e a proteção de conversas, deixando boa parte dos usuários animados e na expectativa de quais devem ser as próximas funções que vão ser liberadas ao público que usa a ferramenta no dia a dia.
Leia mais: É um adeus! WhatsApp será banido de 30 celulares até 31 de maio; veja lista
Dessa vez, pelo que se sabe até agora, a empresa está realizando testes na versão beta do WhatsApp Business para smartphones com Android, com o objetivo de atender às necessidades das pequenas empresas. Os testadores acabaram de receber um novo recurso que possibilita arquivar os status, além disso, também permite que seja possível compartilhar postagens antigas com os clientes. As informações são do site especializado WABetaInfo.
Segundo o site, o recurso recebeu o nome de “Arquivo de Status” e pode ser encontrado na atualização 2.23.11.18, que é a mais recente. Com a função, os usuários podem guardar tudo o que é publicado na seção de status, após o conteúdo ficar no ar por 24 horas, ou seja, eles não vão desaparecer depois desse período, se a função for ativada.
Desse modo, com o material todo arquivado, a pessoa poderá gerenciar e visualizar as publicações diretamente na guia do status. Essa pode ser uma ferramenta interessante para quem busca economizar tempo ao produzir conteúdos, pois eles podem ser reaproveitados.
Como funciona o recurso de arquivamento no WhatsApp?
Quando a nova função é liberada para o participante do programa de testes, o aplicativo prontamente exibe um aviso por meio de um banner dentro da própria aba da novidade. É importante ressaltar ainda que os arquivos são mantidos em modo privado. Em outras palavras, o conteúdo fica disponível exclusivamente para visualização pelo proprietário da conta.
Conforme informações do WABetaInfo, as informações armazenadas não ficam na plataforma para sempre. Elas são limitadas a um período de 30 dias. Durante esse tempo, as pessoas podem usar esse material para criar anúncios em outras redes sociais, como Instagram e Facebook. Elas também estão livres para compartilhá-lo novamente.
Após esse prazo, o material desaparece.
Vale destacar que essa é uma função desenvolvida especialmente para empreendedores, logo não há informações sobre a possibilidade de a novidade ser estendida para o aplicativo convencional. Apesar disso, quem utiliza o mensageiro tradicional já está contando com o lançamento de novas funções interessantes.