Uma mudança de padrão significativa no clima está prevista para a próxima semana no centro-sul do Brasil. O tempo seco dará lugar a chuvas intensas e as temperaturas cairão drasticamente, com possibilidade até mesmo de neve no Sul do país.
Leia também: Veja a previsão para o Inverno de 2023; será rigoroso no Brasil?
De acordo com o modelo o de previsão meteorológica de médio prazo do Centro Europeu (ECMWF), a chegada de uma massa de ar frio está prevista e pode ser a mais intensa do ano.
Nas últimas atualizações, o que se observou foi um aumento na intensidade dessa massa de ar frio, que atuará com mais força em partes das regiões Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo no Norte do Brasil. Além disso, são esperados volumes mais expressivos de chuva.
A quebra do padrão seco ocorrerá com a chegada de uma frente fria e a formação de um ciclone na costa das regiões Sul e Sudeste. A previsão indica que a partir do início da próxima semana, a frente fria associada a esse intenso ciclone extratropical no Atlântico Sul provocará chuvas nos estados da região Sul, a partir de sábado e domingo.
Mudança de padrão deve persistir na semana que vem
Após a passagem da frente fria, a chuva se estenderá para os estados do sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste na semana que vem e, como dito, um ciclone deve chegar às regiões Sul e Sudeste.
Por conta disso, segundo as últimas atualizações do modelo ECMWF, as chances de altos acumulados de chuva aumentaram nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Espera-se um acúmulo significativo de chuva entre os estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, incluindo o litoral de Santa Catarina.
No caso do litoral das regiões Sul e Sudeste, é necessário redobrar a atenção já que é lá que os maiores volumes de chuva são esperados, especialmente nas cidades litorâneas de São Paulo e Paraná. Acumulados acima de 100 mm são previstos nessas regiões, podendo ocorrer inundações e deslizamentos de terra.
Além das chuvas intensas, a formação do ciclone próximo à costa também poderá trazer ventos intensos e condições marítimas perigosas, como ressacas nas cidades costeiras. Portanto, é necessário ficar atento a essas condições adversas.